Santa Catarina tem saldo positivo na geração de empregos

Resultado é o segundo melhor do país, com 4,9 mil novas vagas no mês de novembro

Por Jacson Carvalho 28/12/2017 - 09:36 hs
Foto: Arquivo/AgoraJoinville/JacsonCarvalho

Santa Catarina criou 4.995 novos postos de trabalho em novembro, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado é o segundo melhor do país. No acumulado do ano, de janeiro a novembro, foram 51.550 vagas abertas no Estado. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta quarta-feira (27) e representa uma variação positiva de 0,25%. 

O setor que mais criou vagas foi o comércio, com 5.090 novos postos de trabalho. Em seguida está o segmento de serviços, com 1.592 postos e o setor agropecuário, com 908 novos empregos.

 

Na avaliação do governador Raimundo Colombo, Santa Catarina mais uma vez foi referência. "De todos os empregos gerados em 2017, fomos o que mais geramos. A gente vê estados gigantes como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e nós, em termos absolutos, fomos o Estado que mais gerou com 50 mil vagas sem contar dezembro, de saldo positivo. Eu acho que essa é a ação mais importante. É aquela que fortalece o emprego de quem está trabalhando e abre para os novos", destacou Colombo. 
No país resultado é negativo 
Este é o terceiro ano consecutivo que em novembro é registrado um número maior de demissões em relação à abertura de vagas no país. O mês encerrou com um saldo negativo de 12.292 postos de trabalho. 

 

Entre os setores que mais demitiram está a indústria de transformação, que fechou aproximadamente 29 mil vagas, seguida da construção civil, que demitiu cerca de 22,8 mil trabalhadores.

 

Entre os todos os Estados brasileiros, 13 tiveram saldo positivo em novembro. O Rio Grande do Sul foi o que mais criou vagas.