Fortes chuvas causam alagamentos e estragos em cidades catarinenses

Na capital, nas últimas 48 horas choveu mais que o volume esperado em todo o mês de janeiro

Foto: Divulgação
Fortes chuvas causam alagamentos e estragos em cidades catarinenses
Bairro Santa Mônica, em Florianópolis

As chuvas das 48 horas já causaram ocorrências em 19 municípios catarinenses, conforme o último relatório da Defesa Civil, divulgado às 10h30 desta quinta-feira (11). A situação mais crítica é em Florianópolis, onde já choveu mais de 400mm no acumulado das últimas 48 horas em algumas regiões da Ilha. O volume supera a média climatológica de todo o mês de janeiro. Já em Imbituba, no Sul do Estado, até São Francisco do Sul, no Litoral Norte, o acumulado supera os 100mm. Nas demais regiões do Litoral, o total de chuva nestes três dias ficou entre 30mm e 50mm. 

Ocorrências como alagamento e deslizamentos de terra foram registrados nos municípios de Lauro Muller, na região da Serra do Rio do Rastro, Imbituba, Florianópolis, Braço do Norte, São José, São João Batista, Biguaçu, São Francisco do Sul, Penha, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Bombinhas, Navegantes, Taió, Camboriú, Porto Belo, Governador Celso Ramos e Tijucas. Os dados da Defesa Civil apontam 390 desalojados, 414 desabrigados/afetados, 103 residências, um morto, um ferido e um desaparecido.

As equipes municipais da Defesa Civil também estão atuando no levantamento de dados durante esta quinta-feira (11). Equipes de emergência ficaram de prontidão durante a noite desta quarta-feira (10), para atender a população, caso fosse necessário. Ainda durante a noite, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta direcionado ao litoral catarinense alertando sobre o risco de alagamento e deslizamento.

Recomendações da Defesa Civil 
Alagamentos/inundações: Evite o contato com a água e não dirija em lugares alagados. Não transite em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 
Deslizamentos de terra: Observe qualquer movimento de terra ou rochas próximos de sua residência, inclinação de postes, árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal pelo número 199 ou Corpo de Bombeiros 193. 
As informações oficiais do governo a respeito das chuvas podem ser acompanhadas por meio do site da Epagri/Ciram e da Defesa Civil SC. Alertas também são publicados nas redes sociais como o Instagram, Twitter e Facebook. Para receber os alertas no celular, por meio de mensagem de texto (SMS), basta enviar um SMS com o CEP da localidade para o número 40199. O serviço é gratuito.