Joinville não é área de recomendação para vacina de Febre Amarela

A vacina está sendo recomendada para quem vai fazer viagens internacional ou para municípios com recomendação à vacina

Por Redação Agora Joinville 19/01/2018 - 14:18 hs
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Embora as pessoas estejam apreensivas com as notícias de casos de Febre Amarela, não há registro da doença em Joinville e a cidade não está entre as áreas de recomendação para vacina de Febre Amarela, conforme o Ministério da SaúdeA lista, que é atualizada constantemente, ainda indica os locais com recomendação da vacina e os municípios com recomendação parcial. Quem já tomou a dose completa alguma vez também não precisa repeti-la porque tem validade para toda a vida.

Em Joinville, apenas quem vai fazer viagens internacional ou para os municípios com recomendação à vacina de Febre Amarela, devem procurar uma das  Unidades Básicas de Saúde onde a vacina está disponívelE a pessoa precisa se planejar porque a vacina precisa ser tomada 10 dias antes. De acordo com o governo federal, a maior incidência da doença foi registrada nos estados de São Paulo e Minas Gerais, com casos confirmados também no Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Recomendações

Algumas recomendações devem ser observadas, antes da vacinação. “Não é todo mundo que deve receber, pois a vacina é composta por vírus vivo”, alerta a enfermeira do setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Sandrine Teuber. 

Segundo ela, quem tem acima de 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam e pessoas imunocomprometidas ou imunodeprimidas (em tratamento de quimioterapia ou com doença autoimune, por exemplo), primeiro precisam passar por avaliação médica, que deverá ser apresentada por escrito autorizando a vacinação.

*Texto assessoria de imprensa