Restaurante Popular conta com Cozinha Experimental para uso social

Atividade será realizada uma vez por mês para pessoas que frequentam e trabalham no local

Por Redação Agora Joinville 24/01/2018 - 16:45 hs
Foto: Arquivo

O Restaurante Popular I Herbert de Souza, no bairro Bucarein, conta a partir deste ano com uma Cozinha Experimental, uma moderna estrutura devidamente equipada para a realização de cursos e oficinas culinárias.

A Cozinha Experimental foi montada com recursos liberados pelo Governo Federal dentro do programa de modernização dos restaurantes populares. A operacionalização é feita pela Associação de Segurança Alimentar e Nutricional de Joinville (Asanj), em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS).

A prioridade no uso do equipamento é para os usuários do Restaurante Popular. Uma vez por mês as nutricionistas da Asanj e da SAS realizarão uma atividade destinada às pessoas que frequentam ou trabalham no restaurante.

“A Cozinha Experimental é para reforçar a estrutura de educação alimentar e nutricional, visando sempre à promoção da saúde”, comenta Fernanda Jurgensen, nutricionista da SAS.

A estrutura deverá ser utilizada também pelos profissionais da Secretaria de Assistência Social que atuam em equipamentos que contam com cozinhas, como os CRAS, Abrigos, CREAS e o Centro Pop.

Além desse público, a coordenação do Restaurante Popular quer oferecer a Cozinha Experimental para entidades interessadas em realizar cursos e oficinas práticas, formando uma espécie de escola de culinária.

“A Cozinha é muito bem equipada e pode ser usada para a realização de diferentes cursos”, reforça Tamara Urnau, nutricionista da Asanj.

As entidades (colégios, universidades, associações, igrejas e outas)  interessadas em conhecer a nova estrutura devem entrar em contato pelo telefone 3227-0108, das 8 às 15 horas. “Queremos colocar a Cozinha Experimental à disposição da comunidade”, destaca Silvano Ribeiro, coordenador do Restaurante Popular.

Nos cursos e oficinas a capacidade de atendimento é de 12 pessoas, que ficarão distribuídas nas quatro bancadas. Cada bancada conta com fogão quatro bocas, forno elétrico, forno micro-ondas, batedeira, liquidificador, multiprocessador, além de um freezer e um refrigerador. 

A atividade que irá inaugurar a Cozinha Experimental será a Oficina Hidratação no Verão, que será realizada na próxima terça-feira (30), a partir das 14 horas. Nesta oficina, as nutricionistas da Asanj e da SAS vão ensinar receitas de sucos e chás e destacar os benefícios da nutrição para a saúde.

*Texto Assessoria de Imprensa