Secretaria da Saúde de Joinville inicia vacinação seguindo novo calendário do Ministério da Saúde

Vacina contra a Febre Amarela é disponibilizada para bebês de 9 a 10 meses e 29 dias, além de mudanças na vacinação da Catapora e Meningocócica C

Por Redação Agora Joinville 29/01/2018 - 17:23 hs
Foto: Agência Brasil

A Secretaria da Saúde de Joinville alerta para três mudanças no calendário de vacinação de 2018. Foi implantada a vacinação de Febre Amarela para bebês de 9 a 10 meses e 29 dias, a vacina contra Varicela (Catapora) passa a ter uma segunda dose, e foi ampliada a faixa etária para o público da Meningocócica C. As vacinas já começam a ser aplicadas para os grupos prioritários. Veja como ficam os serviços:

Febre Amarela para bebês de 9 a 10 meses e 29 dias

Bebês de 9 a 10 meses e 29 dias devem ser levados a uma das 11 salas disponíveis para receber a vacina.

A partir da 2ª semana de fevereiro, a expectativa é de que todas as unidades tenham a vacina disponível para bebês. Porém, nas unidades de pouco movimento, como no Rio Bonito e Canela, será ministrada a partir de agendamento. A mistura para a vacina, composta de pó e diluente, rende 5 doses, mas tem validade de apenas 6 horas após o preparo.

Por isso, a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde é que se organize a aplicação para não haver perdas. Para melhor atender os usuários, principalmente no fim da idade limite, será organizado um calendário indicando os dias nos quais as unidades disponibilizarão a vacina para as crianças.

Os viajantes para destinos internacionais ou áreas de recomendação da vacina serão atendidos apenas nas unidades maiores. A vacina contra Febre Amarela deve ser tomada, no mínimo, com 10 dias de antecedência da data da viagem.

2ª dose contra a Varicela (Catapora)

Foi estabelecida a 2ª dose para a vacina contra Varicela, que será ministrada pura. A primeira dose é incluída na Tetravalente para crianças de 1 ano e 3 meses.

A 2ª dose será para crianças na faixa etária de 4 até 6 anos, 11 meses e 29 dias.

Esta vacina está disponível em todas as unidades.

Ampliada a faixa etária para o público da Meningocócica C

Para reforçar a proteção contra doenças provocadas pelo meningococo C, como a meningite, foi ampliada a faixa etária do público da vacina Meningocócica C: crianças e adolescentes entre 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Esta vacina está disponível em todas as unidades.

VEJA: Quem viajar para área de risco no Carnaval deve se vacinar contra Febre Amarela