TRESC contará com novas urnas nas próximas eleições

Haverá o remanejamento de equipamentos de outros tribunais eleitorais, com modelos mais recentes

Por RCN/Adori SC 07/02/2018 - 14:34 hs

Na última quarta-feira (6), os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina Davidson Jahn Mello, Wilson Pereira Júnior e o diretor-geral do TRESC Sérgio Manoel Martins participaram de reunião no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Secretário de Tecnologia da Informação Giuseppe Dutra Janino e o Coordenador de Logística Marcelo Azevedo, para acertar detalhes sobre a renovação do parque de urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral catarinense.

Leia as últimas notícias de jOinville e região no AJ

O diretor-geral do TRESC, Sérgio Manoel Martins, explica que serão transferidas urnas eletrônicas de outros tribunais. "O compromisso assumido pelo TSE após as eleições de 2016 foi o de substituir as urnas modelo 2006 pelo novo modelo de urna eletrônica, com módulo impressor do voto acoplado ao equipamento, a fim de atender à Lei n.13.165/2015. Contudo, frustrada a tentativa de aquisição das novas urnas pelo TSE, haverá o remanejamento de equipamentos de outros tribunais eleitorais, para que Santa Catarina possa contar com modelos recentes e ainda mais confiáveis". 

Devido à necessidade de planejamento da distribuição e de manutenção preventiva dessas urnas, o TSE informou que irá agilizar o processo de remanejamento, previsto para ocorrer entre os meses de fevereiro e março deste ano.

Evolução da urna eletrônica e o novo modelo de urna com voto impresso