Plataforma exclusiva de aluguel de imóveis para universitários chega a Joinville

Portal congrega mais de 2.300 imóveis cadastrados e possui diversas funcionalidades voltadas aos estudantes, como a opção de compartilhar o aluguel

09/02/2018 - 11:24 hs
Foto: Divulgação

O único portal de aluguel de imóveis do Brasil voltado para estudantes universitários e jovens que acabaram de passar no vestibular já está disponível para quem escolheu Santa Catarina para estudar. Com atuação também em Joinville, a Plek possui mais de 2300 imóveis cadastrados e todos eles estão num raio máximo de até 10 quilômetros das faculdades, instituições de ensino superior ou universidades.

Imóvel em Joinville. Foto: Divulgação

O portal de imóveis oferece diversas vantagens aos estudantes universitários, entre eles estão filtro para a distância do apartamento ou casa à universidade, mapa de como chegar ao local, descrição do imóvel, além de mostrar as opções de transporte, academia, shoppings, instituições de ensino, bancos mercados, padarias, entre outros estabelecimentos próximos.

Um importante diferencial oferecido pela Plek é a opção de compartilhar o imóvel. O interessado em alugar determinado apartamento ou casa pode criar um grupo, no próprio site, onde outros estudantes podem se cadastrar e conversar. Assim, eles poderão trocar informações e decidir se irão ou não dividir o aluguel.

Outra facilidade no portal de imóveis Plek está relacionada à garantia da locação. Marina Hirt, uma das idealizadoras da Plek, conta que, quando o assunto é alugar um imóvel, entre as dificuldades dos estudantes universitários e jovens que acabaram de passam no vestibular está em encontrar um fiador de acordo com as regras da imobiliária ou pagar o seguro-caução. Para reduzir esse problema, muitas imobiliárias cadastradas oferecem seguro-fiança gratuito ou ainda aceitam os pais do interessado como fiadores.

"Fizemos uma pesquisa com estudantes universitários e jovens que passaram no vestibular e precisam de um novo local para morar. Percebemos que eles tinham muitas dificuldades em encontrar um imóvel de acordo com as necessidades deles para esta nova fase da vida. Com base nessas demandas desenvolvemos a Plek, uma plataforma de imóveis que facilita o estudante a encontrar e alugar um imóvel do jeitinho que ele precisa", explica Marina.

Plek

A ideia de criar a Plek surgiu dos irmãos Rafael e Marina Hirt, que atualmente moram em Balneário Camboriú (SC). Conversando com amigos eles perceberam que jovens que acabaram de passar no vestibular e estudantes universitários enfrentavam diversas dificuldades para localizar um imóvel de acordo com as necessidades. A partir desta percepção, eles realizaram uma pesquisa com o público-alvo.

No estudo eles constataram que muitos universitários procuraram imóveis para alugar depois que passaram no vestibular, sendo que 90% tiveram dificuldades para encontrar um imóvel próximo a universidade e 57% fecharam o contrato de locação com imobiliária.

Ao encontro disso, uma pesquisa do IBGE apontou que Santa Catarina tem o percentual mais elevado do país de jovens que saem do município natal para ir a outro para estudar. Do total de 1,8 milhões de estudantes, 184 mil (10,1%) se deslocavam para outro município para frequentar o ensino superior.

No estudo feito pela Plek ficaram claras as principais dores dos estudantes, entre elas: perderam muito tempo para encontrar o imóvel ideal; burocracia para alugar; falta de informações importantes, como distância à universidade e opções de meios de transporte; e sem dados sobre a região do imóvel.

De acordo com Marina, os entrevistados se queixaram de, por não conhecerem o local muito bem, ficarem confusos com a localização do imóvel. "Outro ponto levantado na pesquisa foi a dificuldade em encontrar colegas para dividir as despesas de um aluguel", explica.

Para oferecer os imóveis, a Plek realizou parceria com mais de 50 imobiliárias, em Santa Catarina. O portal oferece imóveis em sete cidades catarinenses: Blumenau, Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Palhoça (Grande Florianópolis).

Imóvel em Joinville. Foto: Divulgação

Leia as últimas notícias de Joinville e região no AJ