Turismo rural: Rancho Alegre é uma opção de lazer para toda família

Local é uma ótima opção para quem quer fugir do estresse diário da vida urbana

Por Redação AJ 06/07/2017 - 14:19 hs

As crianças precisam ser instigadas a querer aprender para que possam se desenvolver e fazer mais perguntas sobre o mundo em que vivem. Saber mais sobre os animais, descobrir mais sobre suas vidas e como brincar com eles faz com que os pequenos desenvolvam a sua criatividade, além de terem uma noção de responsabilidade para com aquela vida que lhes foi confiada. Por isso, o Rancho Alegre é uma ótima opção para quem está a fim de ficar mais pertinho da natureza e relaxar o estresse diário causado pela vida urbana, seja criança ou adulto.

O local é um espaço rústico com capacidade para 80 pessoas. Lá, crianças e adultos têm a possibilidade de conhecer uma variedade de animais e aves rurais e exóticas, como:pôneis, cavalos, jumentos, galinhas, perus, patos, marrecos, coelhos, ovelhas, cabras, porcos, faisões, pavões, e diversas espécies de aves aquáticas. Terão oportunidade também de caminhar pela mata, alimentar os bichinhos, pegá-los no colo, tirar leite da cabra e sentir a gostosa sensação de passear a cavalo ou de pônei, com monitores disponíveis para auxiliar nas atividades.

De segunda a sexta-feira, seja no período matutino ou vespertino - fica a critério da escola -, acontece o turismo pedagógico, onde o espaço é aberto apenas para as escolas. Já aos fins de semana e feriadoso espaço é destinado às famílias, das 14h às 17h. O período de funcionamento é reduzido pensando justamente na saúde dos bichinhos, pois o constante contato com o público pode gerar estresse.

Anselmo Sena Leal é de Itajaí e visitou o Rancho Alegre pela primeira vez em março. Como ele, diversas famílias e escolas de toda região de Santa Catarina visitam o espaço.  Segundo Anselmo, sempre ia com o filho e a esposa ao zoológico, mas queria conhecer algo diferente, foi quando, pesquisando na internet, encontrou o local. "As crianças que vivem no meio urbano precisam ter contato com os animais, saber onde e como eles vivem", diz.

149096792848143.jpg

Histórico

Rancho Alegre começou a receber visitas em 2008 para eventos, antes, em 2002, o casal Jannig morar na propriedade. Tarciso Jannig, antes de se aposentar, trabalhava como coordenador de RH, mas sempre gostou de sítio, pois foi criado no meio dos bichos. Assim que se aposentou, ele, a esposa Ana Uliano Jannig e uma das filhas,  Juliana Jannig, foram morar na fazenda.

Em 2010, o local começou a receber visita de escolas, logo depois, em 2013, já abria aos fins de semana e feriados.

A família, responsável por cuidar da manutenção do espaço, acorda entre 5h30 e 6h. O pai, seu Tarciso, é responsável pelos animais. Ele faz toda parte de alimentação dos bichos, duas vezes ao dia, e mantém o ambiente roçado. A mãe, dona Ana, fica com a parte de jardinagem e manutenção da casa do casal, além de recepcionar os visitantes. A filha, Juliana, cuida da agenda e do café.

Café

149096798040879.jpg

Além do cuidado com o meio ambiente e com os animais, agora, além de você poder levar seu lanche de casa para desfrutar dos espaços de gramado, pomares, jardins, mesinhas ou toalhas para piquenique, desde 18 de fevereiro o Rancho Alegre oferece uma novidade: o café.

Segundo Juliana, responsável pelo café, as pessoas iam ao local e sentiam falta de produtos para consumirem, principalmente na hora do piquenique, pois não são todas as famílias que levam alimentação.

O novo espaço, que abre aos fins de semana e feriados, das 15h às 18h, oferece café colonial, com variedades de cucas, bolos, salgadinhos e bebidas. Além de poder consumir no local, os produtos podem ser levados para a viagem.

Rancho Alegre se localiza no bairro Vila Nova, na Estrada Piraí, Km 5, ao lado da Polícia Ambiental. Para entrar em contato, basta ligar nos telefones (47) 3434 3874 | 99974 0747 | 99975 1613. Obtenha mais informações também acessando ao site: www.ranchoalegretur.com.br

Leia as últimas notícias de Joinville e região no AJ