Educação infantil: o que avaliar na hora de escolher a ideal para seu filho

Por Redação Agora Joinville 24/07/2017 - 08:33 hs

A maior preocupação dos pais é escolher um local seguro para a criança. Mas o que é preciso ter nesses locais para deixar os pais mais tranquilos? Saber que seu filho (a) está num local seguro e com pessoas confiáveis é um benefício para os pais e qualidade para as crianças. 

A educação infantil é um dos primeiros contatos que a criança tem com conhecimentos que precisa para seu desenvolvimento. As creches e pré-escolas têm um papel importante nesta formação, tanto no campo físico, psicológico, intelectual e social, o que ajuda a complementar a ação da família e da comunidade.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as creches e pré-escolas devem educar, cuidar e proporcionar brincadeiras, contribuindo para o aprimoramento da personalidade, da linguagem e para a inclusão social da criança. Brincadeiras, contações de histórias, oficinas de desenho, pintura, música, contato com a natureza e cuidados com o corpo são recomendados para o desenvolvimento de crianças com idade de 0 a 5 anos. O Espaço Educacional Infantil Anjos da Terra tem como proposta pedagógica visar o conhecimento integral do aluno. Pensando no ser humano como um ser social, que se constrói numa relação de convívio e dialética.

As professoras do local, oito pedagogas, elaboram o planejamento das aulas a partir da vivência com as crianças, partindo, principalmente, para o lúdico e a criatividade.

Proposta pedagógica

-Desenvolver situações de aprendizagem que estimulem as diversas dimensões do desenvolvimento infantil: afetiva, motora, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural;

-Estimular o desenvolvimento das múltiplas linguagens, como: corporal, música, balé, educação física, capoeira, futebol, judô e inglês.

-Incentivar o ato de brincar do bebê e da criança, fazendo com que expressem suas emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

- Conciliar atividades que exijam concentração e/ou orientação com atividades mais livres e espontâneas;

- Incentivar a curiosidade, a investigação, a observação, a exploração, percepção do espaço físico, natural, contato com a natureza, relações sociais e o registro e solução de problemas nas relações cotidianas;

-Elaborar experiências e vivências que incluam o cuidar de si, do outro e do ambiente; expressões corporais e movimentos; apreciar e refletir sobre as artes visuais e a música.

Integração

Além de passeios pedagógicos, as famílias estão muito presentes no dia a dia da escola, auxiliando e aprimorando o trabalho realizado. De acordo com Andreia Cristina Carvalho, coordenadora pedagógica, é importante esta aproximação da família com a instituição, pois os pais se sentem mais seguros em relação às professoras e as atividades aplicadas, além das crianças ficarem  mais seguras no ambiente escolar. Para ela,  tudo o que é praticado e aplicado na escola, também se faz importante para as famílias.

Na escola Anjos da Terra há espaços divididos para quatro fases: berçário, mini-maternal, maternal e infantis. Profissionais qualificados fazem parte da equipe e ajudam no desenvolvimento dos alunos.

Alimentação

Com auxílio de uma nutricionista e uma cozinha própria, os alunos recebem quatro refeições por dia. O cardápio é elaborado de forma balanceada, com alimentos frescos e naturais, no qual se incluem frutas, legumes, peixes, frangos, ovos e verduras no geral. No momento das refeições, também são trabalhadas habilidades de cortesia, autonomia e boas maneiras.

Ambiente

No ambiente, rodeado por árvores, as crianças possuem parques separados por faixa etária onde as mesmas passam momentos de diversão e criatividade. Além disso, o espaço é monitorado por circuito interno de câmeras e só são autorizados a entrar apenas os responsáveis pelas crianças.

Localização

Espaço Educacional Infantil Anjos da Terra existe desde 2010 e proporciona espaço para mais de 150 crianças. Com ótima localização, na rua Lages, 862, bairro América, a escola funciona em quatro formas de horário, matutino: das 7 horas às 13 horas; vespertino: 13 horas às 19 horas; e intermediário: das 7 horas às 15 horas ou das 10 horas às 19 horas, além do período integral, das 7h às 19 horas. Para entrar em contato, basta ligar no telefone (47) 3423-3434 ou através do e-mail anjosdaterra@anjosdaterra.com.

Leia as últimas notícias de Joinville e região no AJ