Edição 57ª dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) começa nesta sexta-feira (3), em Lages

Cerca de 349 pessoas irão compor a delegação de Joinville nesta edição dos jogos

Por Redação Agora Joinville 03/11/2017 - 10:44 hs
Foto: Divulgação Fesporte
Edição 57ª dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) começa nesta sexta-feira (3), em Lages
O ginásio Jones Minosso, em Lages, sediará a abertura do Jasc 2017

Mais de quatro mil atletas de 96 municípios vão participar da 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que este ano será realizado em Lages, na serra catarinense.

A abertura oficial da competição começa nesta sexta-feira (3), no ginásio de esportes Jones Minosso, às 20 horas.

A competição vai até o dia 11 de novembro.

Ao total, foram investidos R$2,5 milhões no evento, por meio da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.

De acordo com informações da assessoria do governo do estado, ss recursos foram investidos em melhorias e recuperação das estruturas esportivas, além de preparativos da cidade para receber os Jasc, como decoração da cidade e dos locais de competição.

Joinville no Jasc

Entre atletas, técnicos, dirigentes e pessoas de apoio, 349 pessoas irão compor a delegação de Joinville nesta edição dos jogos.

A expectativa do secretário de Esportes de Joinville, Douglas Strelow, é de que Joinville fique entre os cinco primeiros colocados, lutando para recuperar a quarta colocação perdida no ano passado para Chapecó.

“Esse tem sido um ano bem positivo, com a conquista do título da Olesc e dos Joguinhos. Esperamos fazer uma boa competição em Lages”, comentou o secretário. 

De acordo com a coordenação técnica da Sesporte, Joinville tem condições de brigar pelo pódio (ficar entre os três primeiros) nas modalidades de atletismo (masculino e feminino), basquete masculino, bolão 16 masculino, futebol feminino, ginástica rítmica, karatê (masculino e feminino) e tênis de mesa feminino. 

A equipe joinvilense tem nomes de destaques no esporte brasileiro e internacional como Tamiris de Liz e Ana Lays Bayer (atletismo), Eduardo Fischer (natação), os irmãos Lucas e Felipe Vezaro (basquete), Alexia Nakashima (tênis de mesa), Mariany Miyamoto (ginástica rítmica) e Jeanis Colzani (karatê), entre outros. 

Modalidades

Serão disputadas 26 modalidades no total. Ao todo, 44 troféus e 543 medalhas serão distribuídos.

A partir desta edição, no entanto, o troféu geral passará a ser transitório. Assim, o campeão vai ficar com a peça por um mês para exposição na cidade e depois ela retornará para a sede da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), na capital Florianópolis.

O troféu definitivo, no entanto, será entregue ao município que vencer o Jasc por três vezes.

A taça tem 90 centímetros de altura, 40 de diâmetro e pesa 22 quilos. Os vencedores de todas as edições estão registrados em pequenas placas colocadas na peça.

Bom pra cachorro

Neste ano, a população vai poder curtir os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) 2017 com seu cãozinho. A campanha “JASC é bom pra cachorro” vai movimentar o Ginásio Jones Minosso, neste domingo (5), a partir 14 horas, quando a entrada estará liberada para cachorros de pequeno e médio porte.

A objetivo da ação, de acordo com o governo do estado, é fazer com que as famílias compareçam à maior competição esportiva de Santa Catarina.

Jasc 2016

Ano passado, não houve disputa do Jasc em razão de um forte temporal que atingiu Tubarão, que receberia o evento, e causou sérios danos à estrutura esportiva da cidade.

Confira as modalidades que serão disputadas:

Atletismo, basquete, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, punhobol, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro pistola ar, tiro fogo central, tiro pistola livre, tiro carabina deitada, tiro carabina apoiada, tiro carabina ar comprimido, tiro carabina ar seta, tiro americano, tiro trap double, triathlon, vôlei, vôlei de praia e xadrez.