Filhos de pacientes reclamam de superlotação e falta de equipamentos no Hospital São José

Pacientes estão deitados no chão ou em cima de cadeiras por falta de macas

Por Redação Agora Joinville 22/11/2017 - 10:12 hs
Foto: Divulgação/Mauro Sergio Rodrigues de Jesus

Nesta quarta-feira (22), Mauro Sergio Rodrigues de Jesus, de 43 anos, e Nalzira Schimidt, de 45 anos, entraram em contato com a equipe de jornalismo do Agora Joinville para relatar a superlotação no setor de pronto-socorro do Hospital Municipal São José.

De acordo com Mauro, há cerca de 80 pessoas, entre elas idosas, deitadas no chão, em cima de cadeiras e em cadeiras de rodas, pois não há macas para todos os pacientes.

Seu pai, Valmor Rodrigues de Jesus, de 64 anos, está internado desde quinta-feira (16) fazendo exames e, até a manhã de hoje, não tinha recebido um diagnóstico.

“No domingo (19) meu pai foi liberado, mesmo com dores na bexiga, pois não conseguia urinar. Tivemos que voltar às pressas. Hoje que colocaram uma sonda em sua bexiga”, reclama.

Nalzira diz que sua mãe, Bernadete Schimidt, de 69 anos, foi para internação ontem, às 16h30, e ficou até 3h30 de hoje deitada em uma cadeira.

“Minha mãe tem câncer no intestino, ontem descobriram mais um tumor no fígado. Isso é um descaso.”

Mauro ainda diz que além da falta de macas, há ausência de outros equipamentos.

“No domingo, fiquei 40 minutos com o braço para cima, segurando o frasco de soro do meu pai, pois não tinha o pedestal.” E continua: “Apesar desses problemas, eu não julgo os funcionários do hospital. O que está em falta são equipamentos e medicamentos”, finaliza.

Resposta

Em resposta, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom) explica que, nesta quarta-feira, houve um maior fluxo de pacientes, o que resultou na superlotação. Mas, mesmo as pessoas que estão sem macas e sentadas em cadeiras esperando, estão sendo medicadas e contam com acompanhamento médico.

De acordo com a Secom, há 67 pessoas na sala de pronto-socorro. 

Leia as últimas notícias de Joinville e região no AJ