Grupo antitabagismo da UBS Floresta tem bom resultado

De 15 participantes, 8 pararam de fumar

30/11/2017 - 08:10 hs

A coordenação da Unidade Básica de Saúde do bairro Floresta, na Zona Sul de Joinville, classificou como bastante positivo o resultado dos trabalhos do Grupo de Tabagismo desenvolvidos no segundo semestre de 2017.

A partir de julho, foram triados em consultas médicas 19 usuários para o grupo, cuja meta é abandonar o tabagismo. Dos 19, apenas dois não compareceram no primeiro dia de grupo, portanto, 17 iniciaram o tratamento e, ao final, dez permaneceram sem fumar (58% de sucesso).

Todos utilizaram medicamentos, sendo bupropiona e/ou adesivos. Segundo a fisioterapeuta Simone Suzuki Woeller, uma das integrantes do grupo, “apesar das desistências, este número está excelente, pois em média o sucesso é de 30%”, avaliou. Ela destacou que no primeiro semestre o programa teve um índice de sucesso similar. Dos 15 participantes, oito pararam de fumar, totalizando 53%.

O grupo consiste em dez encontros ao longo de cinco meses, com possibilidade de participação em grupo de manutenção após o término. Nesses encontros são seguidas as diretrizes do Ministério da Saúde, após treinamento dos profissionais pela Secretaria Municipal da Saúde, consultas no caderno do Ministério e supervisão dos grupos feita pela Secretaria.

Os profissionais participantes do grupo foram: Simone Suzuki Woellner (fisioterapeuta, coordenadora do grupo), Francisca Magalhães Scoralick (médica), Regina Helena Peixoto (psicóloga) e Marcelle Dominoni (nutricionista).

Leia as últimas notícias de Joinville e região no AJ