Condução técnica

Por Prisco Paraiso 29/09/2020 - 10:27 hs

A condução do desembargador Ricardo Roesler, presidente do Tribunal de Justiça, na primeira sessão do tribunal especial do impeachment, foi muito firme e correta.

O magistrado parece estar sinalizando que sua atuação será pelo viés legalista, técnico, baseada no alicerce jurídico. Que é como deve agir um chefe de Poder Judiciário. Sobretudo neste colegiado que começou os trabalhos na sexta-feira, 25, e que tem uma paridade entre deputados e desembargadores.

Os parlamentares já queriam votar para afastar ou não o governador e a vice no dia 7 de outubro. Roesler, no entanto, estabeleceu que nesta data haverá apenas e tão somente a entrega e a discussão do relatório a ser elaborado pelo deputado Kennedy Nunes.

Acerto

Decisão acertada do presidente do TJSC. No dia 14, uma semana depois, o próprio Tribunal de Justiça julga o mérito da ação que questiona o aumento salarial dos procuradores.

Calendário

Só depois disso, muito provavelmente no dia 16 de outubro, o tribunal especial se reunirá para votar o relatório de Kennedy Nunes e decidir se Moisés da Silva e Daniela Reinehr serão afastados preventivamente por até 80 dias.

Ou seja, Ricardo Roesler deixou muito claro que a condução agora não será no diapasão político nem no tempo que desejam os deputados.

Carreata

Uma carreata com mais de 400 veículos a favor da democracia e do governo de Carlos Moisés e da vice Daniela Reinehr mobilizou a atenção no Centro de Florianópolis na tarde de domingo. Em alguns momentos, a manifestação chegou a ocupar os dois sentidos da Avenida Beira-Mar Norte.

O governador Carlos Moisés e a primeira-dama Kesia Martins acompanharam o ato. Ele foi recebido com aplausos ao chegar no Trapiche da Beira-Mar, onde ocorreu a concentração da carreata.

Impugnação

O Ministério Público pediu a impugnação da candidatura a prefeito de Jaraguá do Sul de Ivo Konell, do PRTB. O ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Ivo Konell, tem até sete dias para contestar o pedido de impugnação.

Além disso, o candidato Ivo Konell terá que apresentar documentos e indicar testemunhas no processo de contestação.

Em candidatura ao cargo de prefeito, Konell conta com o Delegado Mioto, do PSL, ao cargo de vice-prefeito.

Expansão

No ano que completa 25 anos de operações na área do Comércio Exterior, o Grupo Ativa, que iniciou as atividades em Dionísio Cerqueira e ampliou os trabalhos criando estruturas em Itajaí, São Francisco do Sul e Foz do Iguaçu (PR), abriu o seu mais novo escritório na capital paulista. As atividades iniciaram na segunda quinzena de setembro.

“A nossa presença em São Paulo marca um momento de abertura de mercados, mas também de aproximação com nossos clientes e parceiros da região sudeste do Brasil. São Paulo é estratégica para o nosso segmento, pois como uma das principais capitais de negócios do país e da América Latina permite a ampliação da competitividade no setor”, conta o Diretor Adenor Pereira.