Procrastinação, o mal do desenvolvimento.

A procrastinação não apenas age como um grande malefício do desenvolvimento do indivíduo, mas como um assassino do tempo

Por Everton Schreiner 08/10/2020 - 08:50 hs

"Não deixe para a amanhã o que pode fazer hoje." Essa frase de um proverbio popular representa muito bem o foco e hábitos de uma pessoa que busca uma melhor produtividade profissional e pessoal. Porém a maioria da população apenas escuta, pensa e até mesmo fala esse proverbio, mas faz totalmente o contrário não colocando em prática, usando a famosa atitude "deixar para depois".

Essa atitude de empurrar com a barriga vem como uma pré-programação em nosso cérebro. Uma pesquisa feita na Universidade de Harvard mostrou que o nosso cérebro tem mais facilidade de lidar com tarefas que geram resultados imediatos e concretos, diferente das ações a longo prazo que possuem benefícios incertos ou improváveis no futuro. Isso faz com que as tarefas que tendem a ser mais importantes e com prazo definido acabem ficando como segunda opção no momento de realização enquanto as mais fáceis e de resultado imediato acabem sendo prioridade.

Mas além da pré-programação do sistema, existe também a "negatividade" da tarefa a ser realizada. Um bom exemplo que pode ser atribuído é uma pessoa que não gosta de lavar louça, a sua tendência em procrastinar esse tipo de tarefa é maior já que a mesma a vê como uma tarefa "negativa" e que não trará um resultado positivo após o seu termino. Mesmo sendo lavar a louça uma atividade com resultado imediato, acaba sendo adida para depois pelo pensamento negativo de seu realizador em relação a tarefa.

A preguiça entra na procrastinação de forma camuflada, onde pode ser considerada como o "momento certo". Você está na sua zona de conforto, assistindo TV, verificando suas redes socias, dentro de tantas outras ações "prazerosas", porém tem conhecimento que existe uma tarefa a ser realizada. Contudo o "momento certo" ainda não chegou para que possa realizar a tarefa. A chance que seu "momento certo" certo chegue é quase nula já que quanto maior o tempo dentro de sua zona de conforto maior será a tendência em procrastinar. Claro que existem exceções, casos que necessitam única e exclusivamente de uma ajuda externa ou de um serviço que apenas está disponível em determinado horário. Com tudo esses casos são poucos sendo que a tecnologia e informação permitem que praticamente tudo o que se deseja obter seja feito ou buscado no mesmo instante, seja informação, bens, crédito, entre outros.

A procrastinação não apenas representa uma falta de produtividade, mas também problemas a saúde e bem estar. Quanto mais ocorre o adiamento de uma meta ou tarefa, costuma ocorrer um sentimento de angústia pela falta de ação em relação ou que deveria ser realizado, gerando assim um aumento de ansiedade. Indivíduos que são procrastinadores de carteirinha tendem a apresentar com mais frequência dores de cabeça, dores de estomago e uma maior fragilidade em relação a doenças, já que os níveis de estresse aumentam baixando a imunidade. A procrastinação de exercícios físicos regulares, alimentação saudável, idas ao médico quando não se encontra em um bom quadro de saúde, faz com que aos poucos ou de forma acelerada dependendo da situação, prejudique a saúde, tanto física quanto psicológica.

Não existe fórmula milagrosa que possa curar a procrastinação da noite para o dia, são as ações repetidas diariamente, que aos poucos fazem a procrastinação se tornar um hábito presente na vida daqueles que sofrem com ela.

Para que ocorra uma mudança no dia a dia daqueles que desejam mudar seus hábitos não é necessário que abracem o mundo de uma só vez, estabeleça pequenas metas, assim cada pequena tarefa realizada irá mostrar um sentimento de dever cumprido. Quando existir uma tarefa muito grande para ser realizada, divida em micro tarefas, com isso vai ser possível ver de forma mais clara e satisfatória seu desenvolvimento para a conclusão da tarefa num todo. Procure aplicativos que ajudem na administração da procrastinação, livros, vídeos entre outros.

Com tudo, antes de iniciar na jornada para sair de vício, esteja ciente que não será nada fácil, hábitos são difíceis de serem aprendidos, porem são mais complicados aqueles que precisam ser descartados. "Vencedor não é aquele que nunca caiu ou fracassou, mas sim aquele que se levantou depois de cada queda e viu no seu fracasso a chance de recomeçar." Priscilla Rodighiero 

Se realmente ocorrer o desejo de mudança na vida profissional e/ou pessoal, comece arrumando a sua cama todos os dias. Veja no link o discurso de William H. McRaven, um ex-almirante da marinha americana e escritor do Best-Sellers Arrume a sua cama. McRaven mostrou simplesmente que as tarefas mais simples são capazes não apenas de mudar uma vida, mas também o mundo.

Discurso de William H. McRaven.