Leitura, a base para escrever a própria historia

A leitura não apenas agrega conhecimento como auxilia a trilhar a história

Por Everton Schreiner 15/10/2020 - 09:28 hs

O ato da leitura é uma ação inconsciente, informações, números, símbolos se encontram em todos os lugares sejam em propaganda, faixadas, placas de trânsito, celular e entre tantos outros lugares que são parte do ambiente.

Em uma viagem, indiferentemente seja ela de trabalho ou a lazer, a realização de leitura tanto de outdoor quanto de placas informativas no momento do trânsito é de grande probabilidade visando o ato de inconsciência do motorista e/ou passageiros.

Em outro modo de visão, a grande quantidade de mensagens lidas diariamente, e-mails, documentos, termos notícias, até mesmo classificados, não são considerados uma forma de leitura suficiente para o desenvolvimento pessoal.

A parcela da população que pratica o hábito da leitura seja por gosto ou por disciplina é extremamente baixa. A média de leitura da população brasileira que começou e terminou por completo a leitura de livros, é equivalente à 2,43 livros ao ano segundo a pesquisa realizada pelo instituto Pró-livro.

Com a falta do habito de uma leitura contínua, grande parte dos indivíduos são empobrecidos em seu desenvolvimento pessoal. Interpretar fatos, organizar ideias, dificuldade em manter um diálogo produtivo e argumentação, são alguns dois muitos pontos que a falta de leitura interfere de maneira direta. Outra dificuldade que é causada pela falta de leitura é a aceitação de opiniões que mantém visões de diferentes ângulos, as opiniões divergentes começam a gerar pensamentos ofensivos pela falta de argumentação clara e fundamentada.

O incentivo a leitura que deveria ser realizado ou até mesmo cobrado desde a infância da população é uma realidade bastante distante. As instituições e pessoas que realizam o incentivo e cobrança de leitura é uma porcentagem muito a baixo de um nível satisfatório.

Os benefícios obtidos através da leitura não é somente a ampliação de vocabulário. Pode ser citado vários outros que compõem uma lista de grandes qualidades para o desenvolvimento pessoal e profissional.

#Amplia o vocabulário
#Melhora os conhecimentos gerais
#Exercita o cérebro
#Estimula a criatividade
#Aumenta a flexibilidade analítica
#Desperta o senso crítico
#Melhora as habilidades de escrita
#Auxilia no desencadeamento de ideias
#Aumenta a concentração
#Melhora a memorização

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a sua própria história." Bill Gates