Vida sistêmica

As origens e consequências de vários sistemas estão ao nosso redor diariamente

Por Cris Nogueira 07/07/2017 - 16:39 hs

No bimestre passado, explicava aos meus alunos sobre a importancia da globalização e suas consequências na sociedade.

O mundo globalizado possui duas variáveis interdependentes, que são a tecnologia e o ambiente. Essas variáveis interferiram e interferem direta e indiretamente no mundo, transformando a sociedade, as organizações nela contida e, por consequência, o mercado.  

Por serem interdependentes, qualquer mudança que ocorra no mundo gera impacto na sociedade e na organização. Chamamos isso de sistema, cuja palavra chave é  interferência, podendo ou não gerar uma contingência, que tem como palavra chave restrição.

As origens e consequências de vários sistemas estão ao nosso redor diariamente, como por exemplo no nosso próprio organismo. Somos uma máquina perfeita, que precisa de alimento, água, sol, vitaminas, sais minerais e atividade física para que consigamos nos manter vivos e bem.

Mas o que acontece quando quebramos esse equilíbrio, por exemplo, exagerando na bebida ou na comida? 

Se você ingere um alimento estragado, seu corpo reage com diversos mal-estares, durante um breve período. Enquanto o processo de desintoxicação não acaba, você passa pela contingência (restrição) de não ingerir alimentos pesados, aumenta o consumo de água, enfim, busca o equilíbrio perdido, na “quebra” do seu sistema digestivo.

Podemos fazer a mesma analogia sistêmica dentro do mercado, usando como exemplo o evento da operação¨carne fraca¨, deflagrada pela Polícia Federal, no início de 2017, que  investiga 40 empresas do setor alimentício, envolvidas em um esquema de corrupção, que liberava a comercialização de alimentos produzidos por frigoríficos sem a devida fiscalização sanitária. 

Por conta dessa investigação, diversos processos de exportação foram cancelados e o Brasil entrou em descrédito mundial dentro desse segmento, vivendo um período temporário de contingenciamento.

As consequências dentro da quebra de um sistema de exportação, cuja interferência foi a exposição de um sistema de corrupção, leva-nos a perceber que tudo é sistêmico. 

Ao desejar perder peso, você contingencia sua ingestão de doces e gorduras, o que vai desencadear numa interferência em seu sistema metabólico. 
Quando desejo passar num concurso, contigencio minha rotina e crio uma rotina sistêmica para organizar meus horários de estudo.

Depende de você buscar o equilíbrio, através de uma vida mais saudável, assim como buscar um apoio psicológico, em uma fragilidade emocional; depende de você buscar o conhecimento, quando o foco é o seu crescimento profissional; depende de você procurar, escolher, fazer absolutamente tudo em todos os sistemas em que está inserida, assim como depende de você administrar todas as restrições existentes nas contingências que aparecerem ao longo da vida.

Nos últimos anos, temos sido testemunhas e também vítimas de um sistema político corrupto, exposto pela interferência de  algumas instituições federais de nosso país, que tem cumprido seu dever laboral.   

Nossa responsabilidade é igual ou maior, pois além de afetar sua vida, esse sistema interfere no seu futuro, no meu futuro e no futuro das próximas gerações. 
Nesse caso, a palavra chave para sua interferência é o seu voto. Não desista!