Nosso Cartão Postal: A Rua das Palmeiras

Por Sabrina Schmitz 20/10/2017 - 17:07 hs

Rua das Palmeiras é um marco no centro de Joinville.

Ela pode ser vista de diversos lugares do Centro e é com certeza a principal parada para fotos dos turistas que visitam a cidade.

As primeiras 56 palmeiras foram plantadas em 1873, hoje são 89 palmeiras imperiais que emolduram a Rua das Palmeira, que conecta a principal rua do centro de Joinville, a Rua do Príncipe com o Museu da Imigração, antiga sede da administração da Colonia Dona Francisca.

Em 14 de outubro de 1865 (apenas 14 anos após o início da Colonia Dona Francisca), Brüstlein assume o cargo de representante e procurador do príncipe François Ferdinand d’Orléans, o príncipe de Joinville.

Brüstlein queria impressionar o príncipe e a princesa quando eles viessem visitar suas terras no Brasil e mandou trazer do Rio de Janeiro sementes das palmeiras imperiais que foram plantadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro para fazer uma linda rua de Palmeiras para a família real passar e apreciar.

As sementes chegaram em junho de 1867 e foram entregues ao jardineiro Johann August F. Boettcher, que cuidou para que brotassem e cuidou delas até chegarem ao ponto ideal para o replantio.

Quando as palmeiras, em número inicial de 56, já tinham pouco mais de um metro de altura foram transplantadas para o lugar que ocupam.

Essa transferência, supõe-se com base em alguns relatos, ocorreu entre os anos de 1871 e 1873.

Se você vem a Joinville não pode sair daqui sem fazer umas fotos com essa encantadora rua de Joinville! 

Eu Sou a Sabrina Schmitz, Uma Turista Local em Joinville.

sabrina@hotelsabrina.com.br