Comece agora com os recursos que você tem hoje

Comece agora com os recursos que você tem hoje

Daqui a um ano você vai desejar ter começado antes

Por Gabriela Modesto 10/08/2018 - 10:17 hs

"Tudo aquilo que você começa a fazer é naturalmente mais difícil, pois é novo, e você ainda está aprendendo"


Realizo a estreia dessa coluna com essa simples frase: “Comece agora, com os recursos que você tem hoje.”

Lembro-me em detalhes a situações de uma colega de trabalho. Em 2010 ela recebeu uma proposta para ser responsável por um novo projeto na empresa em que trabalhávamos. Era uma oportunidade de mostrar seu potencial, mas também de desenvolver novas habilidades.

Inicialmente ela ficou entusiasmada, mas, teve medo de não estar pronta. Abriu mão da oportunidade, pedindo que a procurassem em um momento futuro.  Hoje, 8 anos se passaram e ela nunca mais teve outra chance, e continua na mesma função.

Estamos no mês de agosto e mais da metade do ano se passou. E eu te convido a fazer uma reflexão: As metas que você estipulou no início do ano estão em progresso? O quanto você já realizou? O quanto você vem deixando para um momento “melhor”?

Quantas vezes você deixou algo para fazer depois, acreditando que no futuro você teria condições melhores, e isso nunca aconteceu? Ou ainda, as condições futuras que você acreditava que seriam melhores, na verdade ficaram até piores. Já passou por isso?

E aqui eu não estou me referindo à procrastinação ou preguiça, de simplesmente deixar para depois. Estou falando sobre aquele tipo de pensamento: No futuro vai ser melhor, depois vai ser mais fácil, vamos esperar as condições perfeitas.  

Se você prestar atenção vai perceber que Isso acontece todos os dias.

Você deixa uma decisão importante para a próxima semana, por estar extremamente cansada e sem tempo para refletir. Os dias passam, a vida não para de trazer desafios, e na outra semana algo ainda pior acontece. Isso faz com que você tenha que tomar aquela decisão sem tempo e qualidade que gostaria, ou ainda em condições piores do que antes. Dá vontade de voltar no tempo, não é mesmo?

Trocar de carro. Casar. Fazer um curso. Mudar de emprego. Ter um filho. Quais decisões importantes da sua vida você está esperando  as melhores condições?

 Você já sabe que precisa ser feito, que é o próximo passo.  E acredita que pode dar certo, mas sabe também que vai precisar sair da zona de conforto. Fica com medo de “não dar conta”, de não “estar pronta”, prefere “esperar as condições perfeitas”.

Então a insegurança te impede de acreditar em você mesma. Quer mais tempo para pensar, para se preparar. E você decide “deixar para depois” e permanecer onde está.

E o tal do “depois”, com as tais condições perfeitas, nunca chega.

O futuro é fruto das escolhas que você faz agora, não existe outro momento.

Tudo aquilo que você começa a fazer é naturalmente mais difícil, porque é novo, e porque você ainda está aprendendo. Ninguém começa algo com facilidade. Toda habilidade exige de você conhecimento, prática e repetição.

Não espere as condições perfeitas. Comece agora, com os recursos que você tem disponíveis. E vá aprimorando durante a jornada. Não espere mais pelas condições perfeitas, porque elas não existem!

Quando você decidir e realmente começar a trilhar esse novo caminho, vai desejar ter começado antes.

Ainda dá tempo de realizar muita coisa em 2018. Começamos aqui juntas, um novo tempo de florescer.

Comece agora com os recursos que você tem hoje