Férias de fim de ano, descanso ou stress?

A escolha pode fazer a diferença

Por Jacson Carvalho 17/12/2018 - 10:13 hs

Chega à reta final do ano e as pessoas começam a ficar agitadas, parece que o mundo vai acabar. A loucura no trânsito, no comércio e mercados já deu a largada, porém tem como evitar tudo isso. Muitas empresas dão liberdade de escolha de férias, nem todas as pessoas tem filhos, portanto podem mudar o período de descanso, porque não se preocupam com férias dos filhos.

                Mesmo assim parece que todos resolvem sair no meu horário e dia para pegar a estrada. Fazer compras em lojas de presentes vira um desafio, ainda tem lojas de varejo que investem em atendentes no interior da loja e os caixas “que se dane o cliente”. Eu já larguei muita mercadoria por ver a enorme fila do caixa, tem muito empresário que tem falta de respeito com o consumidor. E falando em falta de respeito, fique atendo aos preços para onde você vai. Tem região de praia que acha que o turista é de outro planeta, que nunca fez compras e não sabe os preços dos produtos na prateleira. Este fim de ano deixe o espertalhão comerciante no vácuo, deixe com as prateleiras cheias, compre tudo antes, naquele mercadinho perto da sua casa, esse que te respeitou o ano todo.

Combustível

O preço do combustível parece que baixou um pouco, porém é preciso pesquisar, tem postos que possuem preços baixos, mas só para pagamento em dinheiro. Tome cuidado com postos na região de Piçarras, é um cartel escancarado e ninguém faz nada. Pode notar, todos na beira da BR-101 praticam o mesmo preço e ninguém aceita cartão de crédito. Se sua reserva do tanque conseguir passar a cidade, é melhor.

Não se esqueça dos espertalhões da greve dos caminhoneiros, tem gente que tem memória curta. Lembre-se daqueles que elevaram o preço se aproveitando da situação, de o troco neles, deixe com os reservatórios bem cheios, vá a quem te respeitou no período difícil.

Ladrão tira férias?

 

Enquanto você viaja os ladrões se aproveitam, cuidado com a forma que você deixa sua casa no fim de ano. Luz ligada o tempo todo, mato tomando conta da frente, caixa de correio cheia. Tudo isso são indícios de que não tem ninguém em casa. É melhor se prevenir, conversar com um vizinho que não vai viajar é a primeira coisa a se fazer, tem como também se cadastrar junto a PM no programa Viagem Segura, a Polícia faz rondas em frente às casas cadastradas.

Pedágio

Quem viaja pelas rodovias com pedágios podem evitar o grande atraso, existe o cartão Sem Parar, você paga uma mensalidade e usa em vários estacionamentos e praças de pedágios. Pior que o usuário só lembra de fazer essa adesão quando vê a enorme fila nas praças. Vale a pena se organizar e poupar tempo.

Boas festas

Mais um ano se passou boas festas, aproveitem e planeje seu novo ano. Melhor que terminar bem, é começar um novo ano bem. Felicidades para todos vocês, boas festas.