Agenda de candidato

Comandante-Geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, participa de lançamento da Operação Tirandentes III-Adsumus

Por Prisco Paraiso 25/04/2019 - 09:43 hs

Comandante-Geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, foi a Brasília nesta quarta-feira. Na Capital Federal, participou, ao lado do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e demais autoridades civis e militares, do lançamento da Operação Tirandentes III-Adsumus, que ocorre simultaneamente em todo país.


O catarinense também é o coordenador do Colegiado Superior de Segurança do estado e presidente do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais de Polícias Militares e Corpo de Bombeiros. Está no auge de sua atuação como militar.


Atentos observadores da cena política Barriga-Verde, ao verem Araújo Gomes totalmente a caráter, com colete de segurança, armado, ao lado de Moro, enxergaram ali uma agenda de candidato.


Evento que também serviu para a captação de imagens de campanha eleitoral. O governador Moisés da Silva, que é coronel aposentado dos Bombeiros, tem incentivado o Policial Militar a disputar a prefeitura de Florianópolis pelo PSL no ano que vem.


Até antes do feriado, os bastidores indicavam que Araújo estava reticente. Parece que o cenário mudou e sua agenda e postura sugerem que pode ter abraçado o projeto de concorrer à sucessão de Gean Loureiro.


Epicentro

Durante as ações, Araújo Gomes, na condição de presidente do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais (CNCG),  acompanhou, em tempo real, a operação diretamente da central do CNCG, em Brasília. Ou seja, encontrou-se  no epicentro da operação e também das atenções.


Dimensão global

Em 2018, a Operação Tiradentes II alcançou números bastante relevantes e foi considerada a maior operação policial realizada no mundo, segundo apontamento da FIEP, associação que engloba as principais polícias (gendarmeries) da Europa e do Mediterrâneo, com matéria publicada em seu site oficial.


Ministra em SC

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, estará em Balneário Camboriú nesta quinta-feira, 25, para o lançamento do Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável do Governo Federal e para o lançamento do Abraço à Mulher, criado pela Prefeitura de BC.


Quinteto

Balneário é uma das cinco cidades do Brasil escolhidas pelo Governo Federal para lançar o Programa Viver. As outras são Brasília, Betim e Formiga (MG) e Parnamirim (RN). O Programa Viver oportuniza um envelhecimento com qualidade, por meio de cursos, inclusão tecnológica, educação financeira, enfatizando sempre a prevenção com atividades físicas e recreativas.


Sete anos depois

O senador Esperidião Amin esteve reunido com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, tratando sobre ações para Santa Catarina. O principal assunto ficou por conta das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis.


O Ministro afirmou ao parlamentar que no dia 29 de abril irá construir um cronograma dos trabalhos juntamente com a concessionária Arteris, responsável pela execução das obras, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).


FRASE

“A principal pauta foi a Previdência, os encaminhamentos que os governadores devem fazer para apoiar a reforma e os ajustes necessários, mas também discutimos a importância das ações de socorro ao saneamento fiscal dos estados, de forma emergencial.” Moisés da Silva, durante o encontro do fórum do governadores em Brasília


Dúvidas

Através de um requerimento de diligência, a Assembleia encaminhou ao governo do estado 129 perguntas sobre o projeto de reforma administrativa que tramita na Casa em regime de urgência. O governo agora tem 15 dias para responder aos questionamentos dos deputados. O toque-de-caixa estabelecido pelo governo ao dar caráter de urgência à matéria, desagradou os deputados. Essa avalanche de questionamentos pode ser um instrumento para dar mais tempo para que o Parlamento estadual examine a reforma.