Mafra e os dinossauros

Centro Paleontológico da Universidade do Contestado reúne réplicas pré-históricas que habitaram o Brasil

Por Sabrina Schmitz 30/05/2019 - 10:46 hs

Se você gosta de dinossauros assim como eu, ficará surpreso em saber que em Mafra - quase 2 horas de Joinville - existe o CENPALEO (Centro Paleontológico da Universidade do Contestado).

Há alguns anos li uma reportagem sobre esse museu e ficava na promessa "um dia vou lá...". No fim de semana, em visita à Francisco Beltrão, a oportunidade surgiu!

O museu fica na UNC - Universidade do Contestado - e é aberto para visitação de segunda a sexta. Aos sábados de manhã ele recebe os visitantes somente com agendamento prévio.

Lá você conhece o Uberabatitan Ribeirói – o último dos dinossauros, além de mais oito novas réplicas pré-históricos que habitaram o Brasil há milhões de anos. Tem também o Eoraptor lunensis, o “bandoleiro do amanhecer”, um dos mais antigos dinossauros conhecidos, e o Dinodontosaurus turpior, o “lagarto em dente terrível”, um dos maiores herbívoros do Triássico.

A visita foi bem interessante pois além de conhecer o museu, tivemos oportunidade de conhecer o Sr. Vilson, empresário apaixonado por paleontologia que doa parte do seu tempo para auxiliar nas escavações. Ele nos explicou mais detalhes sobre como funcionam as escavações, assim como nos forneceu informações sobre as importantes descobertas do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado.

Então, partiu visitar o CENPALEO e ver dinossauros?


CENPALEO

Ingresso: R$ 6,00 (R$ 3,00 meia entrada)

Segunda a sexta em horário comercial - sábados de manhã com agendamento prévio

Email: cenpaleo@unc.br

Endereço: AV Presidente Nereu Ramos 1071, Jardim do Moinho, Mafra (SC).

(47) 3641-5514.


Eu sou a Carla Merkle, Uma Turista Local em Joinville;

Empresaria, administradora, professora universitária e mãe do Luís Fernando. carlamerkle@carlamerkle.com.br