Como aprimorar o conhecimento?

Conhecimento é o processo de pegar as informações e transformar em experiências

Por Everton Schreiner 15/07/2020 - 17:09 hs

Todos os dias somos expostos a informações dos mais variados assuntos por meios de jornais, banners, rádio, mensagens, propagandas e muitos outros meios. A quantidade média de informações que é apresentada durante o decorrer do dia se torna equivalente a 174 jornais de 85 páginas, em outro lado a quantidade que uma pessoa transmite de informações em seu dia é de 06 jornais com 85 páginas segundo a pesquisa Prof.Martin Hilber, doutor em economia, ciências sociais e comunicação da Universidade do Sul da Califórnia.


Em meio ao grande volume de informações apresentadas no cotidiano se encontra a necessidade de realizar a separação das informações que são verídicas das que distorcem a realidade, visto que a o recebimento da informação não é obrigatoriedade da mesma ser fiel ao que está comunicando. Seja para uma pesquisa acadêmica, estudo pessoal ou gestão de conhecimento empresarial, a necessidade da filtragem tanto de informações quanto de dados que possa a ser divulgados é essencial, a falta dessa realização pode influenciar de maneira direta o resultado esperado, indiferentemente seja ela qual for.

Para auxiliar no processo de conhecimento é importante que exista a consciência da distinção entre dados, informações e conhecimento já que os mesmos dissemelhantes, mas ao mesmo tempo complementares uns dos outros.

Dados são fatos, conceitos, estáticas que podem vir a se tornar conhecimento.


Informações são os dados agregados de tal maneira que possa produzir uma informação com propósito e significado.

Conhecimento é o processo de pegar as informações e transformar em experiências ou em outros casos, compreender através das informações as falhas existentes e elaborar soluções.


O simples fato de ter a informação guardada não faz dela um conhecimento, para que ocorra uma conhecimento necessita de uma ação, seja ação de colocar a informação em prática ou ação de busca de soluções. Indiferente de qual seja ação tomada a necessidade de sair da zona de conforto é essencial,tendo em vista que a experiência deve ser adquirida com o tempo e a solução implantada.


Para melhorar o desempenho para a criação do conhecimento é possível realizar algumas atitudes que possam impulsionar o seu desenvolvimento, tendo em vista e a consciência que o único e principal realizador é sempre a própria pessoa.

Procure identificar pessoas que já detém o conhecimento que deseja alcançar, o compartilhamento de informações dessas pessoas aumenta a chance do aprendizado do conhecimento e o seu sucesso.


Participe de eventos cujo os participantes têm forte influências sobre suas áreas buscando engajamento com os mesmos

Monitore seu desenvolvimento e se necessário mude a forma de prosseguir.


O conhecimento é uma arma poderosa capaz de transformar a situação ao seu redor, seja no ambiente familiar ou profissional, indiferente de situações financeiras, problemas familiares o conhecimento é algo que acompanha o indivíduo em toda sua trajetória dando-lhe a capacidade de libertação.


"É no conhecimento que existe a chance de libertação. Uma pessoa que decide não conhecer, aceita sua condição de escravo, aceita sua condição de submissão; conhecer é a condição pra eu me libertar de mim mesmo e das amarras sociais" Leandro Karnal