Chuva causa alagamentos no Centro e bairros das regiões Norte e Oeste de Joinville

Chuva causa alagamentos no Centro e bairros das regiões Norte e Oeste de Joinville

Defesa Civil recebeu cerca de 80 ligações durante a noite e madrugada

17/01/2018 - 08:07 hs
Foto: Divulgação
Chuva causa alagamentos no Centro e bairros das regiões Norte e Oeste de Joinville
No bairro Costa e Silva, a chuva atingiu 53 milímetros

A chuva que atinge Joinville desde o começo da noite de terça-feira (16/01/2018), e durou toda a madrugada desta quarta-feira (17/01), teve volume alto de precipitação em vários pontos da cidade.

Dicas de segurança em inundações

De acordo com a Defesa Civil, a região que recebeu mais chuva foi a de Pirabeiraba. A estação meteorológica localizada na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (antiga Fundação 25 de Julho), registrou 167 milímetros de água. O volume representa a quantidade de um mês de chuva.

Na região Central, foram 103 milímetros, o que também alcança volume de aproximadamente 30 dias de precipitação. 

Com o volume, diversas ruas ficaram alagadas, principalmente nos bairros das regiões Norte, Oeste e Central de Joinville.

O rio Cachoeira chegou a transbordar em alguns pontos da cidade. A preocupação é que há previsão de pico de maré, de 1,7 metro, previsto às 4h48 desta quinta-feira (18/01). Se isso se confirmar, poderá haver expansão da área de alagamentos.

A região dos terminais Norte e Central, principalmente, estão limitadas para a circulação dos coletivos. Os alagamentos poderão ocasionar restrições dos serviços das linhas de transporte da cidade durante a manhã desta quinta-feira (17/01).

Monitoramento

Equipes da Defesa Civil continuam a monitorar áreas atingidas. Não foram registradas pessoas desalojadas ou desabrigadas. Mesmo assim, foi acionado o Plano de Abrigos Provisórios, por meio da Secretaria de Assistência Social. Um ponto de sobreaviso foi mantido no Jardim Paraíso. Caso houver necessidade de atendimento, ele será aberto para receber moradores atingidos por alagamentos.

A Defesa Civil recebeu cerca de 80 ligações durante a noite e madrugada, principalmente de registros dos alagamentos. Houva alguns pontos de deslizamento no Jardim Paraíso e também em Pirabeiraba. Um raio chegou atingir uma moradia no Jardim Paraíso, danificando a cobertura. O morador recebeu lonas da Defesa Civil.

A estrutura conta com apoio do Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito de Joinville, 62º Batalhão de Infantaria, voluntários dos Clube do Jipeiro de Joinville, Grupo de Resgate de Montanhas, Clube Rádio Amador de Joinville e Núcleo de Proteção e Defesa Civil.

Locais de maior volume de chuva

  • Distrito de Pirabeiraba (antiga Fundação 25 de Julho): 167 mm.
  • Distrito de Pirabeiraba (Quiriri): 132 mm.
  • Centro: 103 mm.
  • Vila Nova: 89 mm.
  • Aventureiro: 80 mm.
  • Paranaguamirim: 69 mm,
  • Costa e Silva: 53 mm.
  • Iririú: 29 mm. 

Leia as últimas notícias de Joinville e região no AJ