Curso de sobrevivência na mata é realizado em Timbó no feriadão de Carnaval

Curso de sobrevivência na mata é realizado em Timbó no feriadão de Carnaval

A atividades faz parte do Carnaval Aventura e conta com a participação do Coronel Leite, que possui vasta experiência no assunto

Por Redação Agora Joinville 29/01/2018 - 16:12 hs
Foto: Divulgação

Para quem gosta de aventura e de conviver em meio a natureza, nada melhor do que fazer isso com segurança. Uma ótima oportunidade de aprender a se cuidar em ambientes mais hostis é participar de um curso de sobrevivência. “É uma ferramenta que transforma o comportamento humano e produz resultados imediatos na vida pessoal e profissional de cada um dos seus participantes”, declara Coronel Leite, que está responsável por oferecer esse curso, no dia 10 de fevereiro, integrando as atrações do Carnaval Aventura, que ocorrerá de 8 a 11 de fevereiro, em Timbó.

O curso de sobrevivência ensina aos seus alunos técnicas essenciais para que eles possam estar preparados em um ambiente natural e hostil, podendo tomar conta de si mesmos e daqueles que estiverem junto deles. Coronel Leite é um ícone quando se fala em segurança e aventura. Estudou no Colégio Militar até os 16 anos, quando ingressou na Escola preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Minas Gerais. Ele é paraquedista e mergulhador, além de praticar outras atividades outdoor.

Além disso, em 2011, começou a gravar no Discovery o programa Desafio Dose Dupla – Brasil. Já são 17 episódios com muita adrenalina e conhecimentos colocados à prova, tanto nas duas temporadas do Desafio Dose Dupla – Brasil quanto no Desafio Celebridades. Quem participar do curso, terá acesso a frutas e peixes da Amazônia, trazidos especialmente para o evento.

Força Aérea

Dentro da Força Aérea Brasileira, começou ainda muito cedo a trilhar o caminho operacional. Quando decidiu se dedicar à Busca, Salvamento e Resgate, teve que se especializar em várias atividades praticadas no meio civil como “esportes de aventura”. “Tornei-me instrutor de todas as atividades que pratico, tanto para o meio militar quanto para o meio civil. Devo tudo que eu sei à Força Aérea Brasileira.”

Entre várias missões reais, uma merece destaque: em 2006, participou ativamente do resgate do voo Gol 1907, quando a equipe ficou 54 dias na Serra do Cachimbo (PA). Hoje, são mais de 40 cursos realizados no Brasil e no exterior, dentre eles o de Guerra na Selva, Comandos e o Curso SAR. Concluí o MBA em Política e Defesa pelo Ibmec-Rio e ainda o MBA em Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, como Coronel, trabalha na Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) e faz parte da equipe de alerta SAR no 3º/8º GAv no Rio de Janeiro, podendo ser acionado a qualquer momento para mais um resgate.

Carnaval Aventura

O Carnaval Aventura terá mais de 20 atrações, de 8 a 11 de fevereiro, no Pavilhão de Eventos Henry Paul. Entre essas atrações, constam corridas, feiras de exposições e ações socioeducativas para crianças, adultos e idosos.  Além do Coronel Leite, o evento contará também com a presença do biólogo e apresentador do programa O Mundo Selvagem, veiculado no canal pago National Geographic, Richard Rasmussen.

Conteúdo programático:

Aula inicial com noções gerais de sobrevivência;

Orientação;

Alimento vegetal e animal trazidos da Amazônia;

Kits, nós e amarrações;

Abrigos;

AVOT;

Obtenção de água e fogo.

Horário: das 7h20 às 19h

Local: Parque Ribeirão das Pedras, em Indaial

Valor: 360,00 (primeiro lote)

Inscrições: www.inscrevame.com.br