Bombeiros de Joinville vão receber a Medalha Dona Francisca

Bombeiros de Joinville vão receber a Medalha Dona Francisca

Decreto destaca o trabalho operacional, a dedicação dos voluntários e os projetos Bombeiro Mirim e Polo de Música

Por Redação Agora Joinville 25/02/2018 - 15:18 hs
Foto: Elton Costa

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) vai receber a mais alta honraria do município, a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca. A cerimônia de entrega será realizada no próximo dia 8 de março, às 19h, no Teatro Juarez Machado.  

O decreto 30.668, publicado no dia 19 deste mês, que concede a medalha, destaca os serviços relevantes que os bombeiros voluntários de Joinville prestam para a comunidade nos seus 125 anos de existência.

Na justificativa, o prefeito Udo Döhler ressaltou as 6.607 ocorrências atendidas pelo CBVJ no ano de 2017 e as 133 mil horas de dedicação dos voluntários em escalas operacionais, também realizadas no ano passado.

Ele citou, ainda, os projetos sociais mantidos pela Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville: o Bombeiro Mirim, criado há 34 anos e que hoje atende 250 crianças e adolescentes dos 10 aos 17 anos, e o projeto Polo de Música, que somente no ano passado realizou 90 apresentações.

"É o reconhecimento de um trabalho que orgulha os joinvilenses pela sua relevância e pelo exemplo que dá ao Estado e mesmo ao país"

Para o presidente da Associação, Moacir Thomazi, a entrega da Medalha Dona Francisca aos bombeiros voluntários de Joinville coroa um momento especial da corporação, que completou 125 anos e inaugurou uma nova sede em 2017, mais ampla, moderna e funcional.  "É o reconhecimento de um trabalho que orgulha os joinvilenses pela sua relevância e pelo exemplo que dá ao Estado e mesmo ao país", disse. "Estamos muito felizes com a indicação."

O comandante Jaekel A. Souza observou que o recebimento da Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, símbolo da nobreza joinvilense, é um reconhecimento muito importante para os bombeiros voluntários. "Essa conquista é fruto do comprometimento, dedicação e amor à profissão. São verdadeiros heróis, homens e mulheres que doam seu tempo e coragem ao bem mais precioso deste mundo: a vida."

 

Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca

A Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca foi instituída pela lei 4060 de 20 de dezembro de 1999, pelo prefeito Luiz Henrique da Silveira. É concedida, por ato do prefeito, a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que se distinguiram de forma notável ou relevante, contribuindo direta ou indiretamente para engrandecimento e distinção do município.