IPVA: dia 12 termina o prazo para pagar parcelas de veículos com placas de final 3

IPVA: dia 12 termina o prazo para pagar parcelas de veículos com placas de final 3

Não pagamento implica em Notificação Fiscal, com multa de 50% do valor devido, mais juros SELIC

Por Redação Agora Joinville 02/03/2018 - 15:37 hs
Foto: Arquivo

Proprietários de veículos com placa final 3 que quiserem pagar o imposto em três vezes sem juros devem efetuar o pagamento da primeira parcela até segunda-feira, 12. As demais parcelas têm vencimento no dia 10 dos meses seguintes, nesse caso, abril e maio. O prazo para pagamento em cota única é 2 de abril. Dia 12 deste mês também vencem a segunda parcela do IPVA de veículos com placa final 2 e terceira parcela para final 1.

A Secretária Estadual da Fazenda (SEF), responsável pelo recolhimento do imposto, lembra que os vencimentos dependem do final da placa do veículo, mas os contribuintes podem antecipar o pagamento a qualquer momento. A guia de pagamento, taxas, multas e seguro DPVAT podem ser emitidos na internet e paga nas agências bancárias conveniadas: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, Sistema Bancoob/Sicoob, HSBC, Sicredi e Cecred.

A quitação é um dos requisitos para licenciar o veículo. O não pagamento também implica em Notificação Fiscal, com multa de 50% do valor devido, mais juros SELIC ao mês ou fração. Para saber qual o valor do IPVA do seu carro, acesse a tabela disponível no site da Secretaria da Fazenda ou você pode acessar pagamentos pela Internet.

Imposto está 2,47% menor em SC

Os proprietários de veículos emplacados em Santa Catarina irão pagar em média 2,47% a menos de IPVA em 2018. O Índice representa a desvalorização dos veículos em relação a 2017 de acordo com a tabela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), utilizada pela Secretaria de Estado da Fazenda como base de cálculo. A exceção fica por conta dos proprietários de caminhões. Para 2018, os valores das carrocerias foram incorporados ao valor venal desses veículos, conforme previsto em lei. No site da Secretária da Fazenda, o contribuinte pode conferir qual é o valor a ser pago.

Calendário de Pagamentos

Divulgação