Joinville é confirmada como sede da Etapa Regional 3 dos Jogos Escolares da Juventude

Joinville é confirmada como sede da Etapa Regional 3 dos Jogos Escolares da Juventude

A cidade do norte catarinense competia com Poços de Caldas (MG) e Foz do Iguaçu (PR) para sediar a Etapa Regional 3, das categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos

Por Redação Agora Joinville 29/03/2018 - 14:18 hs
Foto: Arquivo

Durante cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, na noite de quarta-feira (28), no Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou a cidade de Joinville como sede da Etapa Regional 3 dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Joinville concorria com as cidades de Poços de Caldas (MG) e Foz do Iguaçu (PR).

A Etapa Regional 3 irá reunir seleções de nove Estados nas categorias masculino e feminino, nas modalidades coletivas de basquetebol, handebol, futsal e voleibol. O período da competição é de 26 a 30 de setembro de 2018, com a participação de cerca de 1.500 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes, equipes de arbitragem e jornalistas.

Neste ano, os Jogos Escolares passaram por readequação. A etapa nacional da competição acontecerá em apenas uma cidade, Natal (RN), e reunirá duas faixas etárias (12 a 14 e 15 a 17 anos).

As etapas classificatórias para as modalidades coletivas – basquete, handebol, futsal e voleibol – serão disputadas em três Regionais. Joinville sediará a etapa 3; Manaus (AM), a etapa 2; e Natal (RN), a etapa 1.

O secretário de Esportes de Joinville, Douglas Strelow, representou a cidade no evento no Rio. Ele destacou a importância da decisão. “Primeiro, por reforçar nosso pilar esporte/educação, num trabalho iniciado pela Sesporte ano passado com a reestruturação dos Jogos Escolares. E, segundo, pelo fato do evento estar alinhado com a atração de eventos esportivos que tragam impactos econômicos para a cidade, fomentando o turismo e os negócios”, ressaltou.

O COB adiantou que tem previsto para a competição uma verba de R$ 800 mil para pagamento da alimentação e hospedagem das delegações. Ao Município caberá o investimento em transporte interno para as delegações e arbitragem, estrutura administrava e área médica.

A definição do COB por Joinville levou em consideração três aspectos fundamentais: capacidade da rede hoteleira e o valor das diárias, num ação que teve o apoio do Convention Bureau; contrapartida da Prefeitura, já colocada no caderno de encargos; e a qualidade das instalações esportivas.

Importância

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.