Rio São João está contaminado por produtos químicos e não pode ser utilizado

Rio São João está contaminado por produtos químicos e não pode ser utilizado

Contaminação aconteceu após um acidente na serra, entre os estados de Santa Catarina e Paraná

Por Redação Agora Joinville 09/04/2018 - 14:14 hs
Foto: Redes Sociais

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um comunicado na tarde de sábado (7) para alertar a população ribeirinha do rio São João, em Guaratuba e Garuva, que não utilizassem a água deste rio. A proibição se estender ao consumo, banho ou pesca. 

O motivo é a contaminação do rio São João, que foi causada pelo vazamento de uma grande quantidade, ainda indeterminada, de óleo diesel e um produto químico altamente corrosivo. Os produtos vazaram após um acidente que envolveu três caminhões, no dia 6 de abril, no Km 675,189 da BR-376 na serra entre o Paraná e Santa Catarina. A contaminação ocorreu no trecho do rio entre os municípios de Guaratuba e Garuva.

Estão sendo tomadsa todas as ações pelos órgãos públicos com a atuação de empresas especializadas em operação conjunta para minimizar os danos ao meio ambiente. Da mesma forma, a análise laboratorial para indicar a situação da qualidade da água.

A Defesa Civil também declarou que assim que a situação for normalizada e houver liberação após análises, a população ribeirinha será informada.