Concurso em escolas públicas promove o uso seguro da energia elétrica

Estudantes de escolas públicas e do Sistema Sesi-Senai-Sesc-Senac podem participar e produzir os trabalhos em formato de vídeo, desenho ou redação

Por Redação Agora Joinville 07/05/2018 - 11:01 hs
Foto: Divulgação

Em parceria novamente com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), a Celesc promove a 7ª edição do Concurso de Educação e Desenho sobre o uso seguro da energia elétrica. Eletricidade com Segurança é o tema para alunos de escolas públicas e do Sistema Sesi-Senai-Sesc-Senac produzirem o seu trabalho em redação, desenho ou vídeo, conforme a faixa etária.

Nas duas últimas edições, Santa Catarina foi recordista em número de escolas inscritas, tendo trabalhos classificados para a etapa nacional do concurso que, desde 2011, mobiliza mais de 30 mil estudantes em todo o país. “Entendemos que este trabalho de conscientizar os jovens a usarem a energia elétrica de forma racional e, principalmente, segura, faz parte do papel da Celesc como agente social”, afirma o presidente da Empresa, Cleverson Siewert.

O diretor executivo da Abracopel, Edson Martinho, resume a importância da iniciativa: “O Concurso enfatiza, para crianças e adolescentes, a importância de tratar a energia elétrica como uma força benéfica, mas que pode causar sérios acidentes se não for utilizada de forma segura e correta”.

DICAS
As inscrições devem ser feitas pelo professor orientador, respeitando as seguintes categorias: Desenho 1 para estudantes de 6 a 7 anos; Desenho 2 - 8 a 10 anos; Redação 1 para alunos de 11 a 13 anos; Redação 2 - 14 a 15 anos; e Vídeo - 16 a 18 anos, em grupos de 2 a 4 alunos.

Os professores devem orientar os alunos para produzirem conteúdo que discuta os perigos que envolvem o uso incorreto e inseguro da eletricidade bem como incentivar a busca de soluções para evitar riscos à vida e ao patrimônio. As pesquisas para produção e desenvolvimento do trabalho podem ser feitas em livros, jornais, revistas e internet.

Os vencedores em cada categoria estadual são premiados com tablet, troféu e certificado. O professor ou professora que os orientou recebe os mesmos prêmios. A escola vencedora ficará com um troféu para a sua galeria.

As inscrições para o Concurso Abracopel devem ser feitas até 30 de junho. Neste link, o edital completo com os regulamentos “Etapa Regional” e “Etapa Nacional”.

SERVIÇO
O quê: 7ª edição do Concurso Abracopel - inscrições gratuitas
Quando: até 30 de junho 
Onde: abracopel.org/7-edicao-2018
Quem: Podem participar alunos das escolas públicas - municipais, estaduais e federais e do Sistema S - Sesi, Senai, Sesc, Senac