Joinville recebe maior evento de apicultura e meliponicultura do país

Joinville recebe maior evento de apicultura e meliponicultura do país

É estimado a participação de cerca de 2,5 mil pessoas no evento

Por Redação Agora Joinville 12/05/2018 - 11:35 hs
Foto: Banco de Imagem

Joinville recebe de 16 a 19 de maio o 22º Congresso Brasileiro de Apicultura (Conbrapi) e o 8º Congresso Brasileiro de Meliponicultura. Com objetivo de promover a produção apícola, o evento tem um público estimado de 2,5 mil participantes entre produtores, pesquisadores, acadêmicos e empresários de equipamentos e insumos. Além dos representantes de todos os estados do Brasil, outros cinco países confirmaram presença: Argentina, Uruguai, México, Chile e Grécia.

Considerado o maior congresso do setor no país, é organizado pela Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A solenidade de abertura acontece às 18h de quarta-feira, dia 16. Os dois eventos serão realizados no Centro de Convenções e Exposições Expoville.

De acordo com dados da Epagri, nove mil famílias rurais de Santa Catarina se dedicam à apicultura com destaque para a produção de mel – sendo 42% com certificação orgânica. A última safra catarinense, 2016/2017, foi recorde com oito mil toneladas recolhidas, uma média de 84 quilos por quilômetro quadrado.

Santa Catarina tem o melhor mel do mundo, título conquistado pela quarta vez pela empresa Prodapys, de Araranguá, no Congresso Internacional de Apicultura (Apimondia), no ano passado, em Istambul. Estima-se que o Brasil produza 45 mil toneladas de mel por ano. O mercado externo recebe 55% o que torna o país o oitavo em exportação de mel.

“O congresso é um espaço para sensibilização da importância do serviço de polinização das abelhas. Diversos segmentos da apicultura e meliponicultura estarão presentes e com isso haverá um intercâmbio tecnológico entre apicultores e profissionais da área. E nosso Estado é exemplo no Brasil em técnicas de manejo e associativismo e é maior produtor de mel por quilometro quadrado”, destaca Hector Haverroth, da Epagri.

Nos quatro dias de congresso, haverá participação de 45 expositores e mais de cem palestrantes e lideranças do setor. Mesas redondas, palestras, oficinas e minicursos compõem a programação dividida em aulas teóricas e práticas em aviários e meliponários da região. Paralelamente acontece a Expo-Feira de Materiais e Equipamentos Apícolas e a apresentação de 316 trabalhos científicos.

Até o dia 17 de maio estão abertas as inscrições para concursos de mel, pólen, obras científicas e inovação tecnológica para a edição deste ano. O resultado será divulgado no dia 18 durante o Conbrapi. Interessados podem se inscrever no site do evento www.conbrapi2018.com.br.