Hospital São José de Joinville moderniza UTI e Unidade de Queimados

A UTI passa a ter 30 leitos e a UTQ, seis

Por Redação Agora Joinville 10/08/2018 - 14:46 hs
Foto: Divulgação/PMJ

O Hospital São José de Joinville, que atende uma população superior a um milhão de habitantes em toda região norte, ganhou nesta quinta-feira (9) as mais amplas e modernas instalações de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de Tratamento de Queimados (UTQ) de Santa Catarina, num investimento de R$ 2,8 milhões com recursos próprios e R$ 17 milhões de repasses do Governo do Estado. 

A cerimônia contou com a presença do prefeito Udo Döhler e do governador do Estado Eduardo Pinho Moreira. “Vencemos mais esse desafio de tornar nosso hospital mais seguro e confortável, tanto para os pacientes como para os 1.460 servidores que passam a trabalhar com melhores condições. Se hoje somos referência isso se deve à competência de nossos servidores”, destacou o prefeito Udo Döhler.

A nova UTI passa a contar com 30 novos leitos, 16 a mais que a anterior, e a UTQ seis novos leitos. As obras de reforma, ampliação e adequação das unidades estão no Complexo Emergencial Deputado Ulysses Guimarães (Cedug), ao lado do prédio central do hospital.

As novas unidades passam a contar com mais oito enfermeiros, seis fisioterapeutas, sete médicos, 21 técnicos de enfermagem. Além da maior quantidade de leitos, as unidades dispõem de equipamentos de alta tecnologia e um ambiente modernizado que atende às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As duas unidades são equipadas com recursos tecnológicos e científicos de última geração e serão responsáveis por receber pacientes criticamente enfermos conforme gravidade, faixa etária, patologia e requisitos de privacidade. A UTI conta com monitorização contínua por centrais em cada Posto de Enfermagem, camas eletrônicas com controle de peso, respiradores pulmonares microprocessados, serviço de hemodiálise e toda estrutura física exigidas em Portarias Ministeriais.

O secretário da Saúde de Joinville Jean Rodrigues da Silva destacou que Joinville investe 41% de seu orçamento na área da Saúde, dos quais 16,1% são aplicados no Hospital São José. “Nossa importância regional está na referência em urgência, emergência, tratamento intensivo, cardiologia, neurologia, ortopedia, traumatologia, queimados e AVC”, enfatizou.

Governador garante mais recursos

Em sua fala, o governador Eduardo Pinho Moreira lembrou por várias vezes sua condição de médico e enfatizou a necessidade dos avanços tecnológicos para dar suporte à vida. “A área é a prioridade número um de nosso governo, seguido da segurança. Em todas as pesquisas em todo Brasil é a área que aparece como maior preocupação da população. Joinville, pela importância que representa para nosso Estado vai receber mais recursos até dezembro e outros serão inseridos no orçamento de 2019.”