Escola Eng Annes Gualberto comemora 50 anos de existência

Para celebrar o aniversário, toda a comunidade está convidada para uma semana de eventos, com direito a homenagem dos alunos, baile, bolo e parabéns

Por Fernanda Eliza 20/08/2018 - 10:30 hs
Foto: Fernanda Eliza

Construída em 1968 na rua Guaíra, bairro Iririú, quando o engenheiro Annes Gualberto foi chamado para trabalhar no governo de Celso Ramos, no ano de 1966, ele havia sido desafiado pelo governador a construir, em Santa Catarina, cerca de cem salas de aulas. Assim começou a história da Escola de Educação Básica Eng. Annes Gualberto, que completa 50 anos neste mês.


Inicialmente, no mesmo terreno onde o colégio foi fundado, no dia 28 de agosto de 1968, havia uma pequena escola de madeira com apenas quatro salas, a Reunida Guaxanduva. Hoje, a humilde casinha deu lugar a um prédio de alvenaria com uma grande estrutura. No começo, eram oferecidas matrículas apenas para turmas de 1º ao 5º ano, mas logo, três anos depois, com a ampliação das salas de aula, todo o ensino fundamental foi contemplado, passando a ter alunos de 1ª à 8ª série, atualmente 9º ano. Mais tarde, em 1980, o ensino médio também começou a ser lecionado na escola. Um alívio para os alunos da região que não precisariam mais se deslocar até o Centro da cidade para completar os estudos.


Em 2017, a escola passou a ter o ensino médio em módulo integral funcionando durante a manhã e a tarde, e o regular durante a noite. A diretora, Célia Regina Fanezzi Stoll, conta que os alunos que ficam o dia todo no colégio, além de frequentarem as disciplinas regulares, também são contemplados com outras atividades, como o Projeto de Vida, que trabalha com aluno e professor questões socioemocionais, projetos de pesquisa, onde o aluno escolhe seu tema e é estimulado na produção científica, e também o estudo dirigido, no qual os estudantes podem tirar suas dúvidas particulares diretamente com o professor.


Além do ensino médio integral, as demais turmas também participam de projetos escolares, é o exemplo das feiras de ciências e matemática. São 802 alunos, cerca de 75 professores, além dos demais profissionais da área da educação que se dedicam às atividades realizadas. Neste ano, o Annes Gualberto foi destaque na XVII feira Regional de Matemática com o trabalho “Matematizando os Efeitos Sonoros”. Em outubro eles seguem para a  XXXIV Feira Catarinense de Matemática, em Massaranduba. Outras atividades desenvolvidas pela escola são: projeto de leitura com alunos dos primeiros anos do ensino fundamental; Jogos escolares; Fanfarra, a banda escolar; Núcleo de Educação Ambiental (Nea); Núcleo de Estudos Afrodescendentes (Nead); Núcleo de Educação e Prevenção (Nepre) que tem o objetivo de ensinar e alertar sobre os abuso de substâncias psicoativas, educação sexual e as violências; Novos Valores; Dia da Família; momentos cívicos, festa junina; simulado do Enem com a participação de toda a escola, inclusive os pequenos.


Uma semana de comemorações


Os cinquenta anos de existência da Escola Eng Annes Gualberto terá uma comemoração à altura da história do colégio. Será uma semana recheada de eventos, apresentações dos alunos, baile e, claro, o que não pode faltar: bolo, velinhas e parabéns.


Segundo Célia, as homenagens de aniversário estão sendo organizadas desde abril. “Ex-alunos, ex-professores e ex-diretores, além da comunidade, vêm ajudando na preparação do evento”, conta.


A comemoração começa no dia 20, quando uma placa em homenagem aos 50 anos da escola será entrega pelo Lions e Rotary Club, às 19h30. A partir do dia 27 até o final das comemorações, apresentações estão sendo preparadas pelos estudantes. “Tem aluno que vai trabalhar a história do bairro, desde que começou a escola, a casinha de madeira e a evolução”, conta Célia. No dia 28, a partir das 18h30, será realizado um culto ecumênico na escola, o patrono, engenheiro Annes Gualberto, será homenageado, a banda da escola tocará o hino do colégio. Neste dia, a escola também canta os parabéns e trará um delicioso bolo. Todos os dois eventos serão gratuitos e abertos para a comunidade.


O ápice da festança será no dia 31, a partir das 20h, na Sociedade Esportiva e Recreativa Alvorada. Também aberto à comunidade, dessa vez a escola está vendendo ingressos a R$ 20,00, que podem ser comprados na secretaria da escola. No dia do baile, será anunciado a escolha do garoto e garota Annes Gualberto, alunos que se candidataram ao título. A eleição está acontecendo por meio de votação no Facebook e pelo corpo de jurados no dia do evento. O concurso aproxima os alunos da participação da festividade e atrai a comunidade. Os ingressos também podem ser comprados com os candidatos, que estão oferecendo as entradas para a comunidade.