Curso para Guarda-Vidas abre as inscrições para Operação Veraneio

seletiva conta com quarenta vagas para trabalhar durante a temporada de verão em Piçarras, Navegantes e Penha

Por Redação Agora Joinville 08/11/2018 - 16:49 hs
Foto: Divulgação

Para os jovens e adultos interessados em trabalhar durante a temporada de verão, a Secretaria de Estado da Segurança Pública abriu as inscrições para o curso de Guarda Vidas Civil para efetivos na Operação Veraneio na região de Balneário Piçarras, Navegantes e Penha. As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro, o site para inscrição é http://goo.gl/x6AfCf.

O curso terá duração de 22 dias e acontece de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h50 e nos sábados das 08h às 12:20 até completar 90 horas/aula. Os interessados necessitam ter no mínimo 18 anos, atestado médico que comprove estar apto para realizações dos testes de avaliação física e uma cópia de um documento com foto que deverá ser apresentado no dia dos testes.

O 1º Tenente dos Bombeiros Militares, Felipe Daniel da Silva, comenta sobre a profissão: "O guarda-vidas é um profissional especialista. Não basta querer ser um guarda-vidas, querer vestir a camisa, se o candidato não possuir afinidades com o meio onde irá trabalhar, seja em praias, lagoas, rios, piscinas de clubes, hotéis e parques aquáticos."

Os testes para se tornam Guarda Vidas são físicos e psicológicos, para que o candidato demonstre sua aptidão e discernimento durante um salvamento. Serão duas provas físicas e um teste toxicológico, correr 1.600m em menos 8 minutos, nadar 500m em menos de 12 minutos e exame de urina negativo para canabinóides e cocaína, além de seus derivados.

Segundo Felipe, os voluntários que atuarem como guarda-vidas civis no serviço de salvamento aquático terão direito ao ressarcimento das despesas, atualmente a indenização é R$ 150,00 por dia de 12 horas trabalhadas (8h às 20h) e de R$ 90,00 para os voluntários que trabalharem de 6h – 9h.