Feiras nos bairros acontecem neste sábado e domingo (11)

Feira do Príncipe, que acontece no domingo (11), destaca consciência negra em Joinville

Por Redação Agora Joinville 09/11/2018 - 15:39 hs
Foto: Divulgação

Neste sábado (10) e domingo (11), as feiras livres irão movimentar a região central e diversos bairros de Joinville. No sábado, o roteiro das Feiras nos Bairros ganha novo endereço, com a estreia da Feira do Aventureiro, que vai acontecer no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Aventureiro (rua Theonesto Westrupp, s/nº). O público da região vai encontrar atrações como artesanato, brechó, gastronomia e apresentações culturais. 

Na Feira do Parque Guarani (av. Evangelista Justino Espíndola – Parque Guarani) além dos tradicionais expositores, a programação cultural terá aulões de zumba e música com o DJ Everton, além de cama elástica para as crianças. Para quem deseja cuidar da saúde e bem-estar, testes de acuidade visual e aconselhamento auditivo com a empresa DOM Efetividade Comercial. 

Os mesmos serviços de saúde e bem-estar serão realizados na Feira do Vila Nova (anexa ao terminal do Vila Nova), onde também haverá ações de conscientização sobre o câncer de pele. A programação terá, ainda, apresentações do Instituto Cultural Vila Nova (ICVN), brinquedos e distribuição de guloseimas. 

Na Feira do Floresta (Praça Tiradentes), música e dança com o grupo Mistura Brasileira, Grupo de Dança Cia. da Dança – Arte que encanta e apresentação musical com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. Também para o público do evento, teste de acuidade visual.

No domingo (11), acontece a edição de novembro da Feira do Príncipe (rua do Príncipe – Centro). O tema deste mês será “Consciência Negra”, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Para homenagear a data, programação cultural com diversas atrações, elaborada em parceria com a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR) da Prefeitura de Joinville. 

Das 11 às 12 horas, cortejo com Afoxé Omilodê. Das 12 às 12:30 horas, apresentação de capoeira. Na sequência, das 12:30 às 13 horas, apresentação de dança da Escola de Educação Básica Doutor Tufi Dippe, com as coreografias “Império Zulu”, “Afro Beat” e “Negritude”. 

Na programação vespertina, recital de poesia às 13 horas, e apresentação de samba com o Grupo Amigos do Kenia, das 14 às 15:30 horas. 

Além das atrações no palco da Praça Nereu Ramos, o público da Feira do Príncipe também poderá vivenciar a cultura afro-brasileira. Das 13 às 16 horas, oficina de tranças afro com a cabeleireira Nara Ferreira, e pintura tribal com a maquiadora Janaína Paula. 

Além das atrações temáticas, na área de expositores o público vai encontrar produtos como roupinhas pet e para bonecas, artigos em couro, acessórios, peças em madeira e EVA, tricô, crochê, pinturas, aromatizadores de ambiente, tiaras e laços. Haverá, ainda, brechó, livros, videogames e jogos antigos, além de flores, temperos, cactus, mudas de plantas e verduras. 

O setor de gastronomia estará diversificado, com opções de hambúrgueres, pastel, pizza gourmet, espetinhos, pipoca, comida chinesa, crepe francês, tapioca, açaí, bolos, brownies, pão de mel, cucas, bolachas, brigadeiros, café gourmet, caldo de cana, produtos coloniais e derivados da banana, além de opções sem glúten e sem lactose. 

A Feira do Príncipe acontece das 10 às 16 horas.