Secretaria da Saúde de Joinville alerta para a importância da vacina contra a febre amarela

A confirmação de um caso da doença no Paraná causou preocupação

Por Redação Agora Joinville 30/01/2019 - 17:01 hs

A confirmação de primatas diagnosticados com febre amarela no Estado do Paraná, numa região próxima à divisa com a região Norte de Santa Catarina, despertou a atenção da proximidade do vírus em Joinville e para a importância da vacinação para imunizar a população contra a doença.

A Secretaria da Saúde de Joinville vai intensificar ações para sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da vacina e do combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, um dos principais vetores do vírus causador da febre amarela, além da dengue, Zica vírus e febre Chikungunya.

Em Joinville, a vacina entrou na rotina há menos de seis meses. Desde o ano passado o Centro de Vigilância em Saúde e a Vigilância Ambiental realizam diversas ações e campanhas preventivas, incluindo visitas a residências e escolas da área rural, bem como monitoramento e análise de notificações sobre animais doentes ou mortos.

Mesmo com todo o trabalho de conscientização, a procura pela vacina é considerada baixa. Segundo a Secretaria da Saúde, das 110.400 doses recebidas em 2018, foram vacinadas 74.133 pessoas. A meta é atingir cerca de 350 mil pessoas do grupo prioritário, que abrange pessoas com idade entre nove meses até 59 anos.

“Até o momento, Joinville não era considerada área de recomendação da vacina. Mas com a proximidade da doença, as pessoas devem gradualmente buscar a imunização”, afirma a enfermeira do Setor de Imunização da Secretaria da Saúde, Sandrine Tauber.

De acordo com o secretário da Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, o município já está se mobilizando para intensificar as ações: “Vamos mobilizar nossa rede de influência e movimentar o time para alavancar os índices de vacinação”.

A vacina contra a febre amarela é a única forma de prevenção contra a doença. Deve ser tomada em dose única por todas as pessoas com idade entre nove meses e 59 anos. Em Joinville, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Sala de Vacinas Central (rua Abdon Batista, 172, Centro).