Galeria Victor Kursancew homenageia aniversário de Joinville com nova exposição

Galeria estreou neste sábado (23) exposição “A cidade visível: Joinville”

Por Redação Agora Joinville 25/03/2019 - 10:34 hs
Foto: Arquivo/ AJ
Galeria Victor Kursancew homenageia aniversário de Joinville com nova exposição
“A cidade visível: Joinville” segue até o dia 23 de abril. / Foto: Arquivo AJ

Para abrir o período expositivo de 2019 e celebrar o aniversário de 168 anos de Joinville, a Galeria de Arte Victor Kursancew, integrante da Casa da Cultura, estreou neste sábado (23) a exposição “A cidade visível: Joinville”


Assinada pelo artista Gabriel Coelho, a mostra reúne doze caligramas – imagens ou desenhos formados com a escrita de textos ou poemas – que retratam pontos específicos da paisagem urbana de Joinville com os quais o autor guarda relação afetiva. Entre eles estão a Rua das Palmeiras, o edifício do Sesc, a galeria de arte El Clandestino e a igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Itaum. 


Dando forma aos desenhos do artista estão inscritos textos do livro “Cidades Invisíveis”, do escritor Italo Calvino, um dos mais importantes da Itália no século XX. 


O romance, que narra os fantasiosos relatos da jornada de Marco Polo pelo território de Kublai Khan, é transmutado em existência física nas construções joinvilenses, conferindo a elas uma nova camada de “i-realidade”, conforme descreve o artista. 


Natural de Barra Velha (SC), Gabriel Coelho tem formação em Artes Visuais pela UNIVALLI – Universidade do Vale do Itajaí, e Pedagogia pela UNIASSELVI. Atualmente é mestrando em Ensino da Arte, pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Já participou de quatro exposições individuais em Jaraguá do Sul e Itajaí e integrou outras coletivas em Santa Catarina e São Paulo. 


“A cidade visível: Joinville” segue até o dia 23 de abril. A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. A Galeria Victor Kursancew (rua Dona Francisca, 800 – Saguaçu) oferece visitas monitoradas, atendimento a grupos e ações educativas que devem ser agendadas previamente pelo telefone (47) 3433-2557.