Alesc aprova projeto da reforma administrativa

Relatores da proposta apresentaram texto substitutivo com alterações dos parlamentares

Foto: Murici Balbinot / RCN
Alesc aprova projeto da reforma administrativa
Após muita discussão nos bastidores, o projeto teve unanimidade. Foto: Murici Balbinot

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) aprovou o projeto de reforma administrativa do governo do Estado em sessão ordinária nesta quarta-feira (22). Após muita discussão nos bastidores, o projeto teve unanimidade

Os relatores, deputados Volnei Weber (MDB), Milton Hobus (PSD) e Luiz Fernando Vampiro (MDB), apresentaram um texto substitutivo ao enviado pelo governo, com alterações acertadas entre os parlamentares.

\"A reforma representa o nosso jeito transparente de governar. Torna o Estado mais célere e sem estruturas duplicadas. A Assembleia Legislativa tomou uma decisão muito sábia, que vem ao encontro do interesse dos catarinenses. Votou em favor do Estado de Santa Catarina\", ressaltou o governador Carlos Moisés da Silva.

O relatório final havia sido aprovado na última terça (21), em reunião conjunta das comissões envolvidas (Constituição e Justiça; Trabalho, Administração e Serviço Público; e Finanças e Tributação). O projeto tramitou nas três comissões ao mesmo tempo

Nesta quinta (23), o plenário deve votar a redação final, com o texto aprovado mais as emendas. Com a aprovação, a matéria retorna ao poder Executivo para análise do governo. Moisés afirmou em entrevista à Rede Catarinense de Notícias que as alterações dos parlamentares que não tiverem o mesmo caráter e perfil da reforma serão vetadas.

O governo espera reduzir R$ 124 milhões em gastos por ano com a medida. A economia está na extinção de 2.054 cargos e unificação de secretárias e estruturas de administração. A reforma também extingue as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs).