Prefeitura de Joinville abre inscrições para concurso público da Guarda Municipal

O processo seletivo oferece cinco vagas, além de cadastro de reserva para a função

Por Redação AJ 15/10/2019 - 11:54 hs
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), abriu nesta terça-feira (15/10) as inscrições gratuitas para o Concurso Público que vai selecionar novos guardas municipais.

A inscrição é realizada apenas por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura de Joinville, até o dia 13 de novembro, às 23h59. O concurso terá validade de dois anos a contar da data do ato de homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período. 

Para ocupar uma das vagas, os candidatos devem ter o ensino médio completo e a CNH categoria B e serem aprovados nas sete fases do processo seletivo. O guarda municipal tem uma carga horária mensal de 220 horas e a remuneração base no valor de R$3.255,59, podendo ser acrescido de adicional de periculosidade e gratificação de função. A carga horária mensal será cumprida em escalas a serem definidas pelo Comando da Guarda Municipal e de acordo com a natureza e necessidade dos serviços. 

Também é necessário que o candidato tenha nacionalidade brasileira, ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar de acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988; goze de seus direitos civis e políticos; esteja quite com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, também com as militares; conhecer e esteja de acordo com as exigências do edital; ter no mínimo 18 anos; tenha aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, que será comprovada por meio de Atestado de Saúde Ocupacional. 

O candidato ainda não deve ter sofrido pena de demissão ou de destituição de cargo público, no Município de Joinville ou outro ente público, nos últimos cinco anos; não possua antecedentes criminais; não possuir aposentadoria, no serviço público, em qualquer das esferas de governo, ressalvadas as exceções constitucionais, apresentando declaração própria sobre essa condição; ter sido aprovado no Concurso Público e possuir todos os requisitos específicos exigidos para o cargo na forma estabelecida no edital e seus anexos. 

Depois de o candidato realizar a inscrição on-line, deve imprimir o formulário preenchido e se dirigir à SGP, que fica na avenida Hermann August Lepper, 10, Saguaçu, no prédio sede da Prefeitura, para a validação da inscrição, de 16 de outubro a 14 de novembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 18 horas, com o CPF e documento de identificação pessoal. A lista completa com as inscrições deferidas será publicada no dia 25 de novembro, na página oficial do concurso. 

A segunda fase será no dia 15 de dezembro, quando será aplicada a prova objetiva. A avaliação é composta por 35 questões de múltipla escolha, dividida em dois módulos. O módulo de conhecimentos gerais vai apresentar 10 questões de história e geografia de Joinville e atualidades, 5 questões de matemática e 5 de língua portuguesa. As demais 15 questões vão compor o Módulo de Conhecimentos Específicos, com 15 questões. 

A prova terá duração de 3 horas e terá o local e horário divulgados no dia 4 de dezembro, no Diário Oficial Eletrônico do Município de Joinville, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado. Serão considerados classificados na prova objetiva os 300 candidatos melhores colocados na prova objetiva, que tenham obtido pontuação igual ou superior a 40,00 pontos e acertado no mínimo uma questão em cada uma das disciplinas contidas na prova objetiva. 

O processo seletivo terá ainda a Prova de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Avaliação de Saúde Ocupacional, Pesquisa Social e o Curso de Formação Profissional, de caráter classificatório e eliminatório.