Carabinas ou Espingarda de Pressão

Conheça os detalhes, saiba como usar e como pode adquirir

Por Larissa Leite 22/10/2019 - 11:36 hs
Foto: Arquivo/ AJ

A carabina de pressão, também conhecida como “Espingarda de pressão”, é uma arma que não utiliza cartuchos de fogo. A munição para esse tipo de arma são projéteis de chumbo, conhecidos como “chumbinho”. A carabina é inspirada na zarabatana, uma arma indígena, feita com bambu que dispara o dardo após ser assoprada, e na  influência dessa arma, surge a carabina de pressão.


Atualmente é muito utilizada para tiros desportivos, lazer, competições profissionais e semiprofissionais. A mais indicada para modalidades de competições, pode ser o modelo da Jade Mais, uma arma leve para engatilhar e segurar. Para que a carabina funcione, o chumbinho é impulsionado pela pressão do ar, sendo por molas, gás ram, CO2, pistão ou a Carabina PCP que trabalha com ar comprimido. 


A Falcon Armas trabalhada com diversas opções de calibres,  4.5, 5.0, 5.5 e, o calibre 6.0 que é o máximo permitido para uma carabina de pressão. Para maior precisão no tiro a sugestão é adquirir uma arma com maior comprimento de cano, quanto maior mais preciso será o tiro.


Algumas carabinas chegam próximo ao impacto de uma arma de fogo, um rifle 22, como a PCP Rossi R8 de pressão, que faz até 100 disparos passando de 300 m/s. Também, a carabina CBC Nitro X 1.300 faz um disparo que quebra a barreira de som, em uma velocidade de 1.300 FPS e 400 m/s.


Com mais de 10 opções de marcas, a Falcon Armas tem vantagem em variedades de produtos, e dispõe de tudo que envolva carabinas, escolha, além da atenção exclusiva da equipe Falcon Armas para que você tire suas dúvidas, e facilite na hora da compra.


Quem pode comprar? 

Para adquirir uma carabina basta ser maior de idade, e ao transportá-la você precisa estar sempre com a nota fiscal. Não é necessário uma licença ou curso específico na utilização da arma.  

“A procura das carabinas e equipamentos para tiros esportivos tem crescido em Joinville, e a equipe Falcon Armas pode te ajudar a encontrar a melhor arma, com valores de R$ 399,00 a R$ 20.000”, disse o vendedor Anderson Baldo.


Campeonatos

Nas competições regionais, locais, estaduais ou mundiais, existem modelos específicos e permitidos a serem utilizados. Segundo Anderson, em disparos de competições até 10 metros de distância, o mais utilizado é a carabina com ação de mola, ou a opção da carabina PCP, que é o ar pré-carregado


Para competições a carabina de mola tem um desempenho melhor, sendo mais precisa e eficiente no disparo. “Uma mola de 50kg quando estiver esticada terá uma pressão menor, isso faz com que ela empurre o chumbinho com mais força, e isso faz diferença na hora do disparo. Na utilização de gás, a pressão começa com 50kg, e terminar com 30 ou 35 kg, perdendo na precisão”, comentou o vendedor. 


Segundo Anderson, não é utilizado carabinas para competições com calibre 5.5 ou 6.0, em sua maioria são calibres 4.5. Para quem pratica tiro ao alvo, o calibre indicado para melhor precisão é de 4.5, e quando se busca um tiro com mais impacto e  mais jaules, pode optar pelas carabinas 5.5 com chumbos acima de 28 grams.


A Falcon Armas dispõe de clubes parceiros, onde é possível a prática de tiro instintivo, como dardos, flechas, facas, machadinha, até tiros práticos, simulados com airsoft e airguns, Carabinas de pressão e armas de fogo. Com uma estrutura equipada e preparada para atender a necessidade do cliente, a Falcon Armas se preocupa com eficiência e boa escolha.