Museu de Sambaqui será ampliado

Prefeitura já dispõe de recursos para a construção de 845m²

Por Redação AJ 23/10/2019 - 11:10 hs
Foto: Foto: Ariele Cardoso

A Amunesc entregou à prefeitura de Joinville na quinta-feira (17), o anteprojeto arquitetônico referente à ampliação no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ). A nova estrutura tem total de 845m² e será construída no espaço que atualmente é destinado para estacionamento. A prefeitura já conta com os recursos para as obras. Um total de R$ 1,250 milhão de reais foi destinado pelo Instituto Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) referente a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O Secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Raulino Esbiteskoski, destacou a importância da parceria com a Amunesc: "Muitas vezes temos recursos garantidos e perdemos porque não temos os projetos. Nesse sentido é fundamental podermos contar com a agilidade e a eficiência da Associação. A Amunesc superou nossas expectativas e entregou mais do que estávamos esperando", declarou.

Para o secretário-executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, a obra vem em boa hora: "Joinville precisa deste incentivo à preservação de sua memória. Cuidar dos nossos museus é garantir a disponibilização de espaços públicos para a população e para quem nos visita, além de possibilitar a preservação da nossa história", afirmou.  

O projeto prevê a criação de área para a reserva técnica, onde será guardado o acervo do museu, além de dois laboratórios (seco e molhado), área administrativa e técnica (setor educativo, de museologia e de arqueologia) e salas para a secretaria e para a coordenação. Também está prevista a construção de uma sala de reuniões com capacidade para 12 pessoas.