Empresários podem evitar inadimplência e reduzir riscos financeiros com serviço disponível na ACIJ

Por Redação AJ 24/10/2019 - 09:21 hs
Foto: Divulgação


Consultas a operações financeiras de pessoas físicas (CPFs) e do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJs) pode ser feito por empresas e pessoas físicas na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). A entidade usa a base de dados da Boa Vista Serviços SCPC, autorizada pelo Banco Central do Brasil a obter acesso às informações. Os associados podem adquirir o serviço sem custo, paga-se somente a consulta.

Aos associados que usam a Boa Vista Serviços, é possível realizar a negativação e, com ela, efetuar a cobrança de débitos. Também há possibilidade de analisar as operações financeiras de fornecedores e clientes, o comportamento no mercado. É uma forma de evitar fraudes financeiras. O valor da checagem de CPFs é a partir de cinco reais e de CNPJs 15 reais, pessoalmente na ACIJ.

Até o final de setembro, 371 empresas associadas que usam a solução empresarial realizaram 24 mil consultas e, em busca do mesmo serviço, 750 pessoas foram atendidas pessoalmente no balcão da entidade. Em 2018 eram 342 usuários.

Cadastro Positivo

A Lei do Cadastro Positivo foi sancionada em setembro e tem impacto direto na geração de crédito, redução das taxas de juros, concessão de financiamento e na inadimplência. Outras três empresas também foram autorizadas a realizar as consultas: Serasa; SPC Brasil; Quod Gestora de Inteligência de Crédito.