Atiradora joinvilense conquista vice-campeonato brasileiro de tiro

Por Redação Agora Joinville 28/11/2019 - 08:07 hs
Foto: Foto: Esporte Joinville

Com apenas 15 anos, mas com um talento notável, a atiradora joinvilense Dienifer da Cruz foi vice-campeã do Campeonato Brasileiro de CAR/PST/RF (carabina, pistola e rifle) 2019, realizado na capital do Rio de Janeiro, de 21 a 24 de novembro. Disputando na modalidade carabina ISSF (International Shooting Sport Federation - Federação Internacional de Tiro Desportivo), Dienifer, que ainda disputa na categoria júnior, começou a treinar em março deste ano e, apesar de ter apenas oito meses de treinos, já garantiu destaque no cenário nacional. 

A estudante, que treina duas vezes por semana para se preparar para as competições, passou por cinco provas antes de chegar às finais, sendo duas em Joinville, uma em Curitiba e uma em Timbó, disputando com pessoas de todo o Brasil. 

Aluna da Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi, no Jardim Paraíso, bairro onde mora, Dienifer teve o primeiro contato com o tiro por meio do Programa de Iniciação Desportiva (PID), da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte), no núcleo de tiro esportivo, que se reúne no Clube de Tiro da Sociedade Desportiva e Cultural Cruzeiro Joinvilense, no bairro Atiradores. 

O pai de Dienifer, Dieferson da Cruz, recebeu um convite para conhecer o esporte e foi com a filha até o clube do bairro Atiradores para acompanhar alguns treinos. Dienifer, na época com 14 anos, se interessou e passou a integrar o grupo do PID que se reúne no local. Com o destaque que obteve na modalidade de carabina de mira aberta, cerca de um mês e meio depois, foi convidada por um praticante de tiro a conhecer outra modalidade, a carabina olímpica, modalidade mais complexa e de maior precisão do tiro, com a qual Dienifer de identificou e passou a praticá-la no clube. 

“Eu me identifiquei muito com a modalidade e, como estavam precisando de mais pessoas para a equipe, comecei a treinar. O pessoal do clube me ajuda muito. Ganhei as roupas especiais para o esporte e também treino no clube com a arma e a munição que eles fornecem”, conta Dienifer. 

Para participar da etapa no Rio de Janeiro, Dienifer, acompanhada dos pais, se deslocou em um ônibus fretado pela Federação Esportiva de Tiro e Caça de Santa Catarina, com custo reduzido, saindo de Joinville na quinta-feira (21/11) pela manhã. O retorno foi na madrugada de segunda-feira. 

Para o futuro, o desejo dos pais de Dienifer é de que ela alcance voos mais altos e figure a equipe brasileira de tiro esportivo. “Ela vai continuar treinando para conseguir ser confederada e representar o Brasil. O sonho dela é participar das Olimpíadas”, conta o pai orgulhoso. 

PID oferece a prática de tiro esportivo 

Há dois anos o Programa de Iniciação Desportiva (PID) oferece o tiro esportivo gratuitamente para crianças e adolescentes no período noturno, das 19h30 às 21h30, às quartas-feiras. Atualmente, cerca de 15 crianças e adolescentes participam das atividades na Sociedade Desportiva e Cultural Cruzeiro Joinvilense, rua Dr Sehrwald, 329, no Atiradores. 

O instrutor de tiro esportivo do PID é Gustavo Polzin, de 21 anos, que também foi destaque na modalidade de Carabina Mira Aberta no Campeonato Brasileiro do último fim de semana, conquistando a terceira colocação. 

Atualmente, o PID conta com 106 núcleos e 353 turmas de 20 modalidades diferentes. As inscrições são realizadas diretamente nos núcleos de atividades dos programas. Informações das modalidades, locais e programação podem ser acessadas diretamente no site da Prefeitura de Joinville.