Joinville lança campanha para combater o abandono de animais

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), lançou na manhã de segunda-feira (2/12), a campanha “Dezembro Verde – Não ao abando de animais”.

Por Redação Agora Joinville 03/12/2019 - 10:03 hs
Foto: Divulgação

A campanha foi instituída no município pela Lei Complementar no 518, de 10 de dezembro de 2018, e tem como objetivo sensibilizar a população sobre abandono de animais domésticos, que cresce principalmente nos meses de dezembro e janeiro. 

“Nossa estimativa é que nesse período o abandono de animais aumenta cerca de 30%, em razão das férias de final de ano, viagens e eventualmente de animais que cresceram e não despertam mais o interesse nas famílias. Quanto mais isso acontece, temos que empregar grande volume de recursos para fazer frente a esses atendimentos”, afirma o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville, Caio Pires do Amaral.

O lançamento da campanha “Dezembro Verde – Não ao abando de animais” teve como atração especial a apresentação da peça teatral “Desabrigados – Histórias de Cães e Gatos”, produzida pela Essaé Cia. de Teatro. 

A campanha “Dezembro Verde – Não ao abando de animais” será apresentada ao público por meio de diferentes ações e materiais de educação ambiental. Até esta quarta-feira (4/12), serão realizadas apresentações teatrais em unidades de ensino de Joinville, pelo Projeto Guarda Responsável em Cena.  

Também serão distribuídos nas escolas o Jogo da Memória, material lúdico-pedagógico com informações importantes sobre os cuidados com os bichinhos de estimação, e com mensagens de incentivo à adoção e à sensibilização contra o abandono e maus tratos; e a Cartilha Educativa, com informações sobre os principais procedimentos que a SAMA oferece à comunidade para o atendimento aos serviços de castração, microchipagem e a adoção de animais domésticos.