Arquivo Histórico de Joinville recebe lançamento do livro sobre o time de futebol Adolpho Konder

Por Redação Agora Joinville 11/12/2019 - 10:02 hs
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (12/12), às 19h, o Arquivo Histórico de Joinville (av. Hermann August Lepper, 650 – Saguaçu), recebe o lançamento do livro “Adolpho Konder Foot-Ball Club – A Força Pública no Futebol Catarinense”, escrito pelo coronel reformado da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), José Geraldo Rodrigues de Menezes. 

A obra retrata o período de 1924 a 1930 e faz uma interconexão da história do Estado de Santa Catarina naquele momento, com a figura política de Adolpho Konder, que foi governador, deputado federal por três legislaturas e senador, e com o comandante-geral da PMSC, Lopes Vieira, responsável pela implementação de importantes ações na corporação que perduram até hoje. 

Como pano de fundo da história, a jornada esportiva do Adolpho Konder Foot-Ball Club, time de futebol fundado em Santa Catarina, no ano de 1926, formado em sua maioria por praças da então denominada Força Pública do Estado, que passou a ser chamada de Polícia Militar apenas em 1947. 

Além de representar a corporação e conquistar a vitória em torneios e campeonatos, o maior feito do Adolpho Konder foi disputar a final do Campeonato Estadual de 1929, tendo como adversário o Caxias de Joinville, ficando, na ocasião, com o vice-campeonato. 

Após ter sido lançado em Florianópolis, onde reside o autor, o livro “Adolpho Konder Foot-Ball Club – A Força Pública no Futebol Catarinense” terá seu lançamento em Joinville. 

“60% do livro foi pesquisado em Joinville e o Arquivo Histórico foi muito importante nesse trabalho, muito parceiro. Houve muita pesquisa e os jornais de Joinville representam 70% das informações do livro”, conta o autor, o coronel da reserva da PMSC, José Geraldo Rodrigues de Menezes. 

O lançamento do livro “Adolpho Konder Foot-Ball Club – A Força Pública no Futebol Catarinense” é aberto ao público. Durante o evento, haverá a comercialização do livro e o autor estará presente para sessão de autógrafos.