Mobilização de Joinville recebe prêmio na categoria Semana Lixo Zero como destaque nacional em 2019

O Prêmio Lixo Zero é concedido para organizações e pessoas que dão visibilidade e reforçam o conceito lixo zero e promovem atitudes sustentáveis em prol do planeta.

Por Redação Agora Joinville 16/12/2019 - 09:33 hs
Foto: Divulgação

A Semana Lixo Zero Joinville foi premiada como destaque nacional em torno do conceito de não geração, redução e encaminhamento correto de resíduos organizada no ano de 2019. A entrega do Prêmio Lixo Zero, concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, ocorreu na noite desta quinta-feira (12) no complexo cultural Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Organizada pela empresa de consultoria Rastro Sustentabilidade, a Semana é realizada em parceria com diversas instituições públicas e privadas, além da colaboração de dezenas de voluntários, que ajudam a organizar a programação de 10 dias, sempre no mês de outubro.  Apenas em 2019, foram mobilizadas em Joinville mais de quatro mil pessoas, que participaram em mais de 70 eventos realizados em vários pontos da cidade.

Ao receber o Prêmio, um dos sócios da Rastro Sustentabilidade, Arthur Rancatti, comentou que um dos principais méritos da Semana é trazer visibilidade de soluções para problemas de gestão de resíduos. "Recebemos o prêmio com muita alegria e estamos convictos de que é cada vez mais necessário mobilizarmos as pessoas, as empresas, enfim, toda a cidade, em torno do conceito lixo zero. Este ano a Semana foi muito abrangente, envolvemos vários setores, o que nos mostrou que o engajamento vem aumentando na busca por soluções para os resíduos", disse.

Idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil – que concede o prêmio em conjunto com a Route Brasil -, a Semana Lixo Zero foi realizada neste ano em mais de 100 cidades brasileiras. Exibido no lançamento da edição de 2019 de Joinville, o documentário Compostagem – Por que não?, produzido pela plataforma de mídia PorQueNão?, também recebeu o prêmio na categoria Comunicação e Imprensa. Além deles, Nicole Berndt, do blog Casa Sem Lixo, de Florianópolis, está entre os vencedores na categoria Influenciadores. Ainda entre os 22 ganhadores, a montadora de automóveis Nissan do Brasil foi premiada na categoria Indústria Lixo Zero.