Sancionada lei que cria a Semana de Combate ao Bullying

Por Redação Agora Joinville 20/01/2020 - 10:48 hs
Foto: Divulgação

O Estado sancionou na sexta-feira a lei do deputado Milton Hobus (PSD) que cria a Semana Estadual de Combate ao Bullying, que será realizada na terceira semana de setembro. O objetivo é orientar familiares, professores, equipe pedagógica e alunos sobre a prática dessa agressão física e psicológica nas escolas estaduais de Santa Catarina.

Segundo o autor do projeto de lei, a semana também vai divulgar e promover o Programa de Combate ao Bullying, instituído em 2009 no Estado. 

"Essa forma de violência interfere no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do jovem, além de favorecer o surgimento de um clima escolar de medo e insegurança", destaca Hobus.

No Estado, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) 2016, do IBGE, 68,1% dos estudantes do 9º ano afirmaram que já foram humilhados por colegas. O levantamento ouviu 3,6 mil jovens de 145 escolas públicas e privadas. SC ficou acima da média da região sul (61,4%) e do país (61,1%).

O projeto de lei apresentado pelo parlamentar é uma sugestão dos alunos da Escola de Educação Básica Aleixo Dellagiustina, de Ituporanga, que participaram do programa Parlamento Jovem Catarinense. O grupo conheceu o trabalho dos deputados e entregou duas propostas de lei produzidas por eles com a ajuda da equipe do Legislativo.                                              

Entenda o bullying

O que é bullying              

Bullying são atitudes agressivas praticadas de forma repetitiva com intuito de humilhar ou intimidar uma ou mais pessoas.


Quem faz bullying                       

Durante a vida escolar, os alunos podem viver alternância dos papéis, ora sofrendo, ora praticando bullying.


O que é cyberbullying

Veiculado principalmente na rede mundial de computadores (internet) e celulares, causa sofrimento incalculável, em virtude da velocidade com que a agressão se multiplica e, muitas vezes, por ser de origem anônima ou falsa.


Sinais de bullying na criança

Não tem vontade de ir para a escola. Apresenta baixo rendimento escolar. Volta da escola com roupas ou livros rasgados. Isola-se dos amigos e da família;

Geralmente aparenta estar triste, deprimido, ansiosa ou aflita. Fica agressiva sem motivo aparente. Apresenta ideias negativas de si.

Conheça mais sobre o projeto de lei em bit.ly/semanabullying


(Fonte: Ministério Público de SC)