Saiba o passo a passo para se tornar um CAC no Brasil

Para ser um caçador, atirador ou colecionador (CAC) é necessário obter um Certificado de Registro. Confira:

Por Rafaela França 04/02/2020 - 09:44 hs

Você sabe o que são os CACs? A sigla, que é cada vez mais reconhecida no Brasil, significa caçador, atirador ou colecionador. Em 2019, o número de pessoas que se tornaram CACs cresceu cerca de 42% no primeiro semestre, segundo dados do Exército. O número equivale a 18,5 mil registros nas categorias. O motivo do aumento neste tipo de modalidade é para alguns muito mais do que apenas um esporte, mas sim uma questão de defesa pessoal e segurança. “Acho que é importante para me proteger, proteger minha família. Uma questão de segurança”, conta Everson Jean Cruz, 44 anos, que está realizando o procedimento na Falcon Armas, de Joinville.


Para ser CAC é preciso ter um Certificado de Registro (CR), que é emitido pelo Exército Brasileiro, e vale por 10 anos. Segundo Júnior Leite, sócio e gerente da loja, os requisitos para ser um colecionador, atirador ou caçador são consideravelmente simples. Confira o passo a passo


1. Obter CR:

Para adquirir o Certificado de Registro é necessário, antes de tudo, ter acima de 25 anos, ser filiado a um clube de tiro e não responder a nenhum inquérito criminal. Depois, fazer prova de capacitação técnica e psicológica, além de informar um local seguro para guardar a arma. 


2. Solicitar aquisição de arma:

Ao solicitar a aquisição do armamento, é necessário informar qual o calibre e modelo escolhido pelo comprador. É importante ressaltar que, já com a posse do CR é possível praticar tiro esportivo nos Clubes de Tiro, autorizados pelo Exército, utilizando o armamento do Clube.


3. Comprar o armamento:

Na compra da arma, a loja emite uma Nota Fiscal Eletrônica (NFE) que contém o número de série do armamento para registro no Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas).


Estes são os principais passos para se tornar um CAC no Brasil. Ainda de acordo com Leite, todo o processo pode ser feito diretamente na Falcon com o auxílio dos profissionais responsáveis. Existem também vantagens dos CACs, além da prática do esporte. Por exemplo, a arma pode ser transportada por todo o território nacional, as quantidades de munições podem ser superiores ao permitido para o cidadão comum, a arma pode ser comprada diretamente da fábrica ou de origem estrangeira, e o armamento registrado junto ao Exército pode ser de calibre restrito. 


Flexibilidade


Em maio do ano passado, por meio de um decreto, o presidente Jair Bolsonaro beneficiou colecionadores, atiradores e caçadores. Entre as principais medidas, houve a permissão para que esses grupos possam se deslocar de casa para o local de treinamento com o armamento carregado, juntamente do certificado de Registro. Antes, as munições deveriam estar separadas dos cartuchos para evitar disparos durante o deslocamento.


Além dos CACs, outra forma de adquirir o registro de arma é por meio da Polícia Federal. “No Brasil, existem dois sistemas de registros de armas, o Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas), do Exército, e o Sinarm (Sistema Nacional de Armas), gerenciado pela Polícia Federal”, explica Leite. Clique aqui para saber mais




Mais informações


Para mais informações ou dúvidas, a Falcon Armas Joinville fica no bairro Costa e Silva, zona Norte da cidade, na Rua Benjamin Constant, número 2796. O atendimento ocorre das 9h às 19h. O telefone para contato é (47) 3227-8134.