Agendamento do ônibus do programa Viva Ciranda está aberto em Joinville

As escolas e CEIs municipais de Joinville já podem solicitar o agendamento do transporte gratuito que levam as crianças às visitas pedagógicas

Por Redação Agora Joinville 27/02/2020 - 10:39 hs
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Joinville

As escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais de Joinville já podem solicitar o agendamento do transporte gratuito com os ônibus que levam as crianças às visitas pedagógicas do Viva Ciranda, programa de turismo comunitário de Joinville. 

O serviço é oferecido pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), que conta com dois ônibus para atendimento aos alunos dos CEIS (com idade a partir de 5 anos) e das primeiras séries do Ensino Fundamental (5° e 6° ano). 

Para que os alunos possam conhecer diferentes locais, cada escola ou CEI poderá agendar até cinco visitas ao longo do ano, em cinco propriedades diferentes. O transporte gratuito estará disponível de segunda a quinta-feira, sempre no período matutino. 

Vale destacar, no entanto, que devido à alta demanda e à capacidade limitada de atendimento dos veículos, o agendamento deve ser solicitado o quanto antes para que a instituição tenha maior possibilidade de utilizar o serviço. 

O agendamento do ônibus para as visitas ao Viva Ciranda deve ser solicitado pelo e-mail vivaciranda@joinville.sc.gov.br ou pelo telefone (47) 3433-2190, com Anelise Rosa. 

Já o agendamento da visita, deve ser realizado diretamente com o produtor rural. A taxa de visitação a cada propriedade é de R$ 15,00 por aluno. 


O Viva Ciranda 

Criado em 2011 pela Prefeitura de Joinville, o programa de turismo comunitário Viva Ciranda conta, atualmente, com a participação de 15 propriedades localizadas na área rural do município, nas regiões do Piraí, Quiriri, Estrada da Ilha, Estrada Bonita e Serra Dona Francisca. 

Os locais recebem as crianças da educação infantil, ensinos fundamental e médio. Cada estabelecimento trabalha com uma atividade diferente, como apicultura, agricultura familiar, produção de flores, produção de melado e produtos coloniais, agricultora orgânica, criação de pequenos animais, tratamento de água, panificação, entre outros. 

As propriedades participantes do Viva Ciranda, são: Agrícola da Ilha, Ango Kersten, Apiário Pfau, Canela Preta, CTG Chaparral, Família Schroeder, Quinta do Mildau, Rancho dos Animais, Rancho Quiriri, Recanto da Tromba, Recanto das Arrozeiras, Sítio Canto dos Pássaros, Sítio Vó Bia, Vale das Nascentes e Vale do Ouro.