Idosos de Joinville serão vacinados dentro do carro

A vacinação começa nesta quinta-feira (26)

Por Beatriz Kina 25/03/2020 - 17:02 hs
Foto: Reprodução

Com intuito de evitar que pessoas de mais de 60 anos saiam de seus veículos, Secretaria da Saúde de Joinville cria ação, que acontecerá na Arena Joinville, para vaciná-las dentro de seus veículos. 


Veja a nota na íntegra:

A Secretaria da Saúde de Joinville, com apoio da Secretaria de Proteção Civil, montou uma unidade de vacinação para idosos, com atendimento dentro dos automóveis. A ação inicia a partir das 8h30 desta quinta-feira (26/03), na Arena Joinville. O serviço vai funcionar, das 8h30 às 16h30, enquanto durar as doses da vacina contra a gripe H1N1.


O serviço é exclusivo para idosos acima de 60 anos que chegarem em automóveis. Será permitido veículos que tenham no máximo quatro ocupantes. A Secretaria da Saúde de Joinville orienta para que não levem crianças nos carros. Será aplicada exclusivamente vacinas contra a gripe H1N1.


Serão disponibilizados seis pontos de vacina na estrutura, que vai funcionar sob a cobertura da área de acesso ao prédio administrativo da Arena Joinville. Os veículos com idosos deverão entrar pelo portão principal de acesso à área interna do estádio e serão orientados pela Guarda Municipal e Agentes de Trânsito onde se dirigir para o atendimento. A triagem ocorrerá na fila de veículos na rua Inácio Bastos, entrando na Arena apenas quem cumprir os requisitos para a vacinação.


Esse modelo de serviço, chamado de drive-trhu, possibilita que o idoso não precise sair do veículo para receber a vacina. Assim se previne a exposição e a aglomeração.


A pessoa que vai ser beneficiada com a vacina deve levar apenas o documento de identidade, que comprove a idade. Os servidores da Saúde vão fazer o preenchimento da carteira de vacina que comprova o atendimento contra a gripe.


O atendimento também aos idosos também acontece nos Institutos de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), para os acamados e nas Unidades Básicas de Saúde.

 


Campanha de vacinação


A partir do dia 23/03: data oficial da abertura da campanha contra a gripe, o atendimento é voltado para os idosos. Como há um número limitado de vacina, a ação vai concentrar prioritariamente as pessoas acima de 60 anos abrigadas nas Instituições de Longa Permanência de Idosos de Joinville. Todas as unidades básicas de saúde também estarão abertas para atender o público prioritário. O atendimento aos profissionais da saúde também se mantém.


A partir do dia 16/04: professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.


A partir do dia 09/05: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.