Secretaria da Saúde de Joinville define novo fluxo de atendimentos

Por Redação Agora Joinville 30/03/2020 - 11:17 hs
Foto: Reprodução
A Secretaria da Saúde redefiniu o fluxo de atendimento na rede de atenção primária devido ao cenário de infecção pelo coronavírus. Nesta organização, a orientação é que a primeira procura dos usuários deve ser feito pelos dois canais de comunicação abertos para atender quem está com suspeitas dos sintomas de coronavírus.
 
As opções são acionar o Ligue-Saúde, no número 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, e o Web-Saúde Joinville. Para usar o recurso, basta adicionar o número 3481-5165 e enviar uma mensagem via Whatsapp para ter acesso ao serviço. 
 
Esses canais são as principais referências antes de qualquer cidadão se direcionar à rede de atendimento público – Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento e rede hospitalar. 
 
Conforme a situação, os usuários serão direcionados para as unidades de referência. A Secretaria da Saúde reorganizou a rede primária de saúde para evitar que haja sobrecarga de atendimento nos Pronto Atendimento e hospitais.
 
Os contatos pelos canais Ligue-Saúde e Web-Saúde são primordiais para direcionar o fluxo das pessoas. 
 
As pessoas que tiverem apenas sintomas fracos da doença (coriza, tosse, leve mal estar e pouca febre) devem ficar em casa e tomar os cuidados para recuperação.
 
Já quem tem coriza tosse, mal estar e febre podem procurar as Unidades Básicas de Saúde que estão configuradas na nova organização de atendimento aos usuários (veja abaixo). 
 
O Centro de Triagem do Coronavírus, que começa a funcionar a partir de quarta-feira (1º/04) no ginásio de esporte da Tupy vai ser a principal concentração do direcionamento das pessoas que estão com sintomas que tenham maior semelhança com o coronavírus (coriza, tosse, mal-estar, febre alta e falta de ar). As pessoas só devem procurar esse setor depois de passar pela indicação feita pelos canais Ligue-Saúde ou Web-Saúde. 
 
A partir do atendimento no Centro de Triagem na Tupy, os médicos atendentes irão direcionar os pacientes para um dos Pronto Atendimentos da cidade, ou hospital, conforme a gravidade. 
 
Como fica a estruturação de atendimentos
 
Primeiras ações
 Ligar para os canais de atendimento
- Ligue-Saúde:  número 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.  
- Web-Saúde Joinville: adicionar o número 3481-5165, enviar uma mensagem para ter acesso ao serviço.
 
Serviços de Atenção Primária à Saúde 
Unidades Sentinela -  Unidades Básicas de Saúde exclusivamente responsáveis pelo atendimento da demanda espontânea de usuários que apresentarem sintomas gripais (coriza, tosse, mal-estar, febre ou dificuldade para respirar)
 
I- No Distrito Norte:  UBSF Costa e Silva; UBSF Jardim Paraíso I e II;  UBSF Pirabeiraba;  UBSF São Marcos; UBSF Vila Nova; 
 
II- No Distrito Centro:  UBSF Aventureiro I;  UBSF Bucarein;  UBSF Bakhita;  UBSF Saguaçu;  UBSF Parque Joinville; 
 
III- No Distrito Sul: UBSF Adhemar Garcia; UBSF Edla Jordan;  UBSF Fátima;  UBSF Floresta e 
UBSF Jarivatuba. 
 
Unidades Referência - Unidades Básicas de Saúde responsáveis pelo atendimento da demanda espontânea remanescente, composta exclusivamente pelas queixas de usuários que não apresentarem sintomas gripais. 
 
Distrito Norte: UBSF Jardim Sofia; UBSF Morro do Meio; UBSF Parque Douat; UBSF Rio da Prata; UBSF Vila Nova I; UBSF Rio Bonito; UBSF Glória; UBSF Willy Schossland; UBSF Bom Retiro; UBSF Jardim Paraíso III;  UBSF Jardim Paraíso IV e UBSF Nova Brasília; 
 
Distrito Centro: UBSF Aventureiro III;  UBSF CAIC Vila Paranaense; UBSF Itaum e UBSF Cubatão. 
 
Distrito Sul: UBSF Boehmerwaldt; UBSF Km 4; UBSF Paranaguamirim; UBSF Itinga; UBSF Profipo; UBSF Parque Guarani; UBSF Estevão de Matos; UBSF Jardim Edilene; UBSF Ulysses Guimarães; UBSF Morro do Amaral.